Partido criado por Brizola quer estar entre os grandes na Região Norte
Nova administradora do Eduardo Gomes deixa aeroporto no clima tropical sem ventilação
A ousadia sem limites dos fora da lei e as informações privilegiadas
Manaus registra os primeiros dois casos de “flurona” do Estado
Trânsito vai ficar difícil na avenida Brasil hoje e amanhã
Tribunal de Contas mira na ex-prefeita de Coari
Autoridades sanitárias organizam a vacinação de crianças no Estado
Promotores de eventos insistem em bandas de rua em Manaus
Procuradoria do Estado abre vagas para estagiários de TI
Fake news levam Instituto Sidia a publicar desmentido
Confusão tributária do governo Bolsonaro gera preocupação em empresa da ZFM
Paralisação na Receita Federal pode provocar desabastecimento
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as editoras do Único
Nova direção no PDT
O empresário Flávio Pércio Zacher é o novo comandante do PDT no Amazonas. Ele vai exercer a presidência na comissão provisória do partido. Zacher foi enviado pelo próprio presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que tenta reorganizar a sigla na Região Norte, principalmente no Amazonas e Roraima, onde os movimentos do partido não tiveram bom andamento nas últimas eleições. Flávio Pércio é do Rio Grande do Sul e é ligado diretamente a Carlos Lupi.
Missão é colocar PDT em outro patamar
A missão de Flávio Pércio é colocar o PDT de forma efetiva na linha de frente nas eleições de 2022 no Amazonas. Ele conversou reservadamente com a defensora pública Carol Braz, que deve ser candidata ao governo pelo partido, e esteve com o ex-deputado Luiz Castro, que patina entre disputar vaga para o Senado ou tentar se eleger deputado. Flávio também esteve com o ex-deputado Hissa Abraão, que deixou o PDT há alguns dias e estava na presidência estadual do partido.
Arrumar a Casa
Na conversa com Hissa, o tom foi administrativo. Saber das dívidas do partido e pendências legais. Além do Amazonas, o novo presidente vai estar à frente das ações de reestruturação do PDT, em Roraima.
Aeroporto Eduardo Gomes
O ÚNICO recebeu nesta madrugada de 7 de janeiro várias mensagens de passageiros que estavam embarcando no Aeroporto Internacional de Manaus, o Eduardo Gomes. Todos reclamando da decisão da empresa Vinci Airports, concessionária que assumiu a administração do local em 1° de janeiro, em desligar o sistema de ar condicionado do saguão, transformando o espaço numa sauna sem direito às essências perfumadas que normalmente fazem parte desses ambientes.
Ousadia e informações privilegiadas
O fuzilamento a uma viatura policial, à luz do dia, no meio da rua, numa das avenidas mais importantes de Manaus e em frente ao Poder Judiciário mostra que o crime organizado está um passo à frente do sistema de segurança pública e perdeu completamente o medo das autoridades. Um dos atacantes da viatura foi preso três horas depois de ter acontecido o ataque na avenida São Francisco, em frente ao fórum Henoch Reis, que deixou dois homens mortos e um ferido, hospitalizado. Foi uma reação rápida, mas não responde a principal pergunta: como os criminosos sabiam a hora, local e rota em que a viatura iria trafegar? Quem passou essas informações a eles?
Chegada da “flurona”
Não bastasse a violência nas ruas, a Covid–19 e a Influenza, Manaus agora também já tem casos da “flurona”, a infecção que acontece simultaneamente com o paciente pegando Covid-19 e Influenza A (H3N2) ao mesmo tempo. A Fundação de Vigilância em Saúde confirmou os dois primeiros casos ontem, de duas mulheres jovens que viajaram para São Paulo e retornaram contaminadas. Os sintomas são leves, segundo a FVS, e ambas estavam vacinadas com duas doses.
Trânsito difícil
Vai ficar difícil trafegar pela Avenida Brasil, no bairro da Compensa, nesta sexta e sábado. A prefeitura vai fechar o trecho entre as ruas Dom Pedro e Professora Evangelina Brove, ao lado do Centro de Convivência de Família Magdalena Arce Daou, para realizar obra emergencial de drenagem. Melhor evitar.
Coari de novo
O novo prefeito de Coari, Keitton Pinheiro (PP), que assumiu a sete dias, já vai ter que explicar ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) algumas contas da ex-prefeita e sua tia, a vereadora Dulce Menezes. A corte de contas quer saber sobre uma lei sancionada na gestão da ex-prefeita que criou gratificação de produtividade para quem trabalhou na linha de frente de combate à Covid-19. Quem recebeu, quantos funcionários foram pagos, qual o valor, de onde saiu o dinheiro, são as perguntas do TCE.
Vacinação de crianças
A vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas será escalonada por grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (PNI/MS). Assim, quando as vacinas chegarem ao Estado, a imunização vai começar com crianças com deficiência permanente ou com comorbidades, depois crianças indígenas e quilombolas e/ou que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19 e só depois será aberta ao público em geral.
Carnaval sob suspense
Ainda não foi batido o martelo, mas o Carnaval de rua de Manaus em 2022 tem “probabilidade mínima” de acontecer, segundo declarou o secretário da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira. Independente de todos os alertas das autoridades sanitárias, tem gente e empresas montando bandas de rua para este final de semana e para os próximos, sem se importar com Ômicron, Influenza, violência ou o que quer que seja, visando seu lucro financeiro. Qualquer semelhança com “Não Olhe para Cima”, da Netflix, não é mera coincidência.
Vaga de TI na Procuradoria
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) abriu três vagas de estágio para estudantes matriculados no curso de Tecnologia da Informação (TI). Os candidatos devem estar matriculados a partir do 3º período no curso de Tecnologia da Informação e o currículo pode ser enviado até 14 de janeiro para o e-mail [email protected]
Fake News perigosas
Os laboratórios Pfizer foram obrigados a desmentir uma notícia que circulou em todo o país ontem, informando que: “Pfizer compra fábrica desfibriladores no interior da Bahia. Com crescente avanço de causas de infarto causados pelo aquecimento global, empresa vê oportunidade para lançar aparelhos a preço de custo”. A montagem distribuída nas redes sociais usou o logotipo do G1 e falsificou o padrão visual do mesmo site.
Exatamente como aconteceu com o deputado federal José Ricardo (PT-AM) que foi vítima de uma falsificação de notícia que informava que ele era contra o jogo de sinuca por ser “um jogo racista”.
Mais uma
As falsas notícias atingiram também o Instituto Sidia e a Samsung, instalados na Zona Franca de Manaus. O instituto desmentiu ontem que vá sair da Zona Franca e se transferir para Porto Velho, em Rondônia e que é subsidiária da Samsung (são empresas diferentes, parceiras).
A confusão tributária
O início de ano de confusões tributárias do governo Bolsonaro gerou uma avaliação da SGH componentes eletrônicos, que fabrica LCDs e memórias na Zona Franca de Manaus. Segundo o “Estadão”, a SGH passou a considerar uma potencial alta de custos em 2022, como consequência da redução de benefícios no país. Isso porque um dos programas a que a empresa tem direito, o Padis, vai terminar no dia 22 de janeiro. O Congresso já aprovou uma prorrogação até 2026, mas o tema aguarda sanção presidencial.
Ameaça de desabastecimento
As filas de carretas e caminhões parados em Roraima, por conta do movimento de paralisação dos auditores da Receita Federal, já está criando alerta no setor de panificação. Isso porque as transportadoras de trigo vislumbram a possibilidade de desabastecimento, se o movimento não terminar logo. O protesto por reajuste já se estendeu pelas carreiras do Banco Central (BC) e também chegou aos auditores do Trabalho, que afirmam que vão entregar cargos de confiança. Uma paralisação está marcada para o dia 18 deste mês e indicativo de greve geral para fevereiro.
NOTA DA VINCI
A Concessionária Aeroportos da Amazônia, integrante da rede Vinci Airports, assumirá a gestão do Aeroporto de Manaus Eduardo Gomes apenas na próxima semana. Além de Manaus, em breve, outros seis aeroportos na região Norte do Brasil serão administrados pela concessionária. Sobre o ocorrido no dia 7 de janeiro, os esclarecimentos devem ser solicitados à atual administradora do Aeroporto de Manaus.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777