PRIMEIRA MÃO

Paulo Guedes impõe derrota bilionária às indústrias de concentrados da ZFM

Paulo Guedes impõe derrota bilionária às indústrias de concentrados da ZFM

O ministro da Economia, Paulo Guedes, venceu a queda braço e convenceu o presidente Jair Bolsonaro a reduzir os incentivos fiscais para as empresas de concentrados de refrigerantes instaladas no Polo Industrial de Manaus. São mais de R$ 2 bilhões de renúncia fiscal que o Governo cortou e praticamente acabou com as vantagens comparativas para se produzir o xarope de guaraná aqui em Manaus, afetando às gigantes Coca-Cola, Ambev e Pepsi Cola, entre outras.

✅ Falta de articulação

Mostrou também a falta de articulação e influência do Governo do Amazonas e da bancada do Amazonas no Congresso que ficaram sabendo da redução do IPI para 4% pela imprensa. A decisão abre precedente para que a redução das vantagens comparativas por decreto se extensa no futuro a outros setores indústrias da ZFM. Por um simples decreto, o presidente derruba um direito garantido na Constituição.

✅ Reação de Braga

O senador Eduardo Braga (MDB) foi o primeiro a reagir e disse que a decisão do presidente afronta a Constituição e vai provocar demissões em Manaus, onde se produz o concentrado, em Maués e Presidente Figueiredo, onde se produz o guaraná e a cana de açúcar para as indústrias de concentrados. Os outros parlamentares e o Governo do Estado ficaram calados até a manhã desta quinta-feira (9).

✅ Governo recua no aumento de salários

O governador Wilson Lina voltou atrás e anunciou na manhã desta quinta-feira (9) o cancelamento do super reajuste de até 225% que havia concedido para assessores diretos do governo. A Repercussão negativa do aumento, amplamente noticiado pela imprensa nacional, foi muito maior que o governador esperava.

✅ Indústria 4.0 e prefeitura

Nesta quinta-feira, (9), a Prefeitura de Manaus, em parceria com a Manaós Tech for Kids e a Fab Lab, abre 120 vagas gratuitas para colônia de férias de inovação, com cursos voltados à Indústria 4.0, direcionados ao público, de 6 a 16 anos. Inscrições no Escritório do Empreendedor, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, conjunto Vieiralves, até o dia (10), sexta-feira, das 8h às 12h.

✅ Ex-senador preso

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (9) o ex-senador Luiz Otávio Campos (MDB), do Pará, numa investigação sobre suspeita de caixa 2 na campanha de 2014 do atual governador do estado, Helder Barbalho (MDB). Helder não é alvo de mandados na operação.

✅ Alunos especiais

Os pais e responsáveis de crianças e adolescentes com deficiência que vão estudar na rede pública em 2020 serão os primeiros a poder realizar a reserva de vagas. No período de 10 a 13 de janeiro, poderão acessar o site www.matriculas.am.gov.br ou realizar o procedimento presencialmente. Os atendimentos presenciais podem ser realizados em qualquer escola pública, no prazo estipulado, das 8h às 17h.

✅ Secretaria da Amazônia

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, confirmou essa semana a criação da Secretaria da Amazônia, cuja sede será em Manaus. O novo órgão será criado no próximo mês. O ministro disse que haverá transferência de funcionários de Brasília e contratação em Manaus. O órgão vai atuar na “bioeconomia”, do ecoturismo, entre outros.

⚠ LINHA DIRETA

🚨 Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o número de focos de fogo na Amazônia cresceu 30% em 2019 em relação ao ano anterior. 

🚨 A parceria da Prefeitura de Manaus com a Instituição Mãos Que Fazem Artes vai garantir a participação de artesãos na feira de artesanato do Shopping Manaus ViaNorte nesta quinta-feira, (9), das 16h às 21h, na entrada principal do centro de compras

📰 Leia mais no Portal Único


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *