PRIMEIRA MÃO

Pauderney Avelino recebe a missão de turbinar o União Brasil no Amazonas

Pauderney Avelino e o governador Wilson Lima preparam o União Brasil para eleições (Foto: Divulgação/Secom-AM)

Carol Braz agora é oficialmente do MDB

Ministério Público Federal quer a paralisação de ações da empresa de Potássio em território indígena

Prefeito David Almeida conversa com o herdeiro de Mário Covas

Governo Lula injeta meio bilhão de reais em pagamento antecipado de 13º salário no Amazonas

Administrador recebe título de Cidadão do Amazonas, hoje, na Assembleia

Prefeitura faz processo seletivo para engenheiros e arquitetos, em Manaus

Suframa abre diálogo com a Prefeitura para regularizar terras invadidas

UEA promove nesta terça-feira o Congresso Internacional de Teatro, no Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

A missão de Pauderney

Secretário de Desenvolvimento do Governo e presidente estadual do União Brasil, partido de Wilson Lima, Pauderney Avelino tem passaporte livre para turbinar a sigla no estado. Na semana passada, 35 prefeitos do interior estiveram com o governador e alguns deles foram chamados para compor o União Brasil. A missão de Pauderney é fortalecer o partido em todo o Estado, sobretudo os Diretórios Municipais, com lideranças competitivas, visando as próximas disputas eleitorais.

Carol no MDB

Agora é oficial: a defensora pública Carol Braz assinou a sua filiação ao MDB, conforme o ÚNICO antecipou dias atrás que iria acontecer.

Procurador Federal quer paralisar atividades de empresa

O Ministério Público Federal do Amazonas, representado pelo procurador Fernando Merloto, amparado em vasta documentação antropológica e jurídica solicitou da Justiça Federal a suspensão de todo processo de consulta nas comunidades Mura, no município de Autazes, sobre o impacto da exploração de minério pretendida pela mineradora Potássio do Brasil. Para o MPF, “não cabe consulta sobre empreendimento minerário enquanto não avançar o processo de demarcação das terras indígenas em curso”.

Parecer da Funai

O procurador, Fernando Merloto, aguarda posicionamento da Funai, sobre a criação de um grupo de trabalho para dar andamento ao processo de demarcação, conforme determinado pela Justiça Federal em decisão de abril deste ano. Aguarda também a posição da Justiça Federal do Amazonas quanto ao pedido de suspensão da consulta. Para o MPF, a questão mais importante agora é garantir que o território seja corretamente delimitado e futuramente demarcado assegurando o direito secular dos Mura.

Prefeito recebe herdeiro de Covas

O prefeito David Almeida, conversou nesta segunda-feira (8) com Mário Covas Neto. Ele é ex-vereador de São Paulo, filho do ex-senador Mário Covas e tio do ex-prefeito da capital paulista, Bruno Covas. A conversa girou em torno de experiências administrativas.

Cidadão do Amazonas

Em Sessão Especial, que acontecerá às 14 horas desta terça-feira (9) no Plenário Ruy Araújo, a Assembleia Legislativa distinguirá com o título de Cidadão do Amazonas o administrador Redvaldo Bezerra da Silva, natural de Recife, Pernambuco, e radicado em Manaus desde 1975. A propositura é do deputado estadual Dr. Gomes (PSC).

Dinheiro no bolso

A partir do dia 27 de maio, o Governo Lula começa a pagar a primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS no Amazonas. A primeira parcela totaliza R$ 469,333 milhões. A segunda parcela será paga entre junho e julho.

Vagas para engenheiros e arquitetos

A Prefeitura de Manaus abre nesta quarta-feira (10) um Processo Seletivo Simplificado (PSS), para a contratação de 25 engenheiros civis e elétricos e arquitetos urbanistas, para atuar na estrutura física das escolas da capital. A carga horária semanal é de 40 horas para todos os candidatos, com remuneração de R$ 5.288,87. As inscrições poderão ser feitas no link http://servicossemed.manaus.am.gov.br/psssemed/, até as 15h de sexta-feira (12).

Regularização de terras

A Suframa e a Prefeitura Municipal de Manaus estão dispostas a chegar a um consenso em torno da regularização de lotes na invasão conhecida como Coliseu, no bairro Jorge Teixeira (Zona Leste), que pertence à autarquia. O superintendente Bosco Saraiva e o vice-presidente de Habitação e Assuntos Fundiários, Renato Queiroz. estudam juntos a Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S) e prometem novidades para a semana que vem.

Congresso de Teatro

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) abre nesta terça-feira (9), o primeiro Congresso Internacional de Teatro do Amazonas (Cita) com o tema “Pedagogias, Saberes e Decolonialidades”. O evento terá mesas redondas, debates e apresentações teatrais tanto em Manaus quanto em Parintins e vai até o dia 20, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) e no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp).


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *