
Sidney Leite coordena reunião que discutirá impacto do Censo 2022 a municípios
Vazante dos rios atinge até a produção de queijo no interior do Amazonas
Administradores discutem os novos modelos de negócios em Manaus
Ministro de Lula em Manaus
Projeto de Lei assegura mais agilidade para o PPB na Zona Franca de Manaus
Boi Garantido em pé de guerra novamente
Hoje tem espetáculo de rock no Teatro Amazonas, com entrada gratuita
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Escolha de candidatos
O Partido Novo abriu espaço para quem quiser ser candidato a vereador ou concorrer a prefeito em todo o Amazonas. A decisão foi anunciada pela presidente estadual do partido no Amazonas, Maria do Carmo Seffair. Interessados devem acessar https://novo.org.br/jornada2024/ O processo segue aberto até o mês de dezembro.
Oportunidade para novos nomes
A presidente Maria do Carmo Seffair explicou a decisão: “Nossos candidatos não são escolhidos pelo poder aquisitivo ou pela capacidade de articulação. Além de um histórico limpo, precisam se mostrar capacitados e com apurado senso de responsabilidade com a causa pública”, explicou.
Comissão analisa impacto do Censo 2022
Nesta quarta-feira, (20) de setembro, às 14h, a Câmara dos Deputados realizará uma audiência pública para discutir os efeitos do censo do IBGE de 2022 sobre os municípios. A reunião foi convocada pela Comissão Externa liderada pelo deputado federal Sidney Leite (PSD). Em função do censo muitos municípios perderam receita e agora correm atrás de uma solução.
Sidney Leite diz que é urgente buscar alternativa
“As pessoas moram nos municípios. É onde a vida acontece. Precisamos garantir a justa distribuição dos recursos”, destacou Sidney. Dos 62 municípios do Amazonas, 37 sofreram redução nos repasses do Governo Federal, porque o censo apontou queda no número dos moradores. Em termos de região, o Norte sofreu o maior prejuízo, atingindo 29% das cidades, o que pode intensificar ainda mais as desigualdades regionais.
Estiagem anormal afeta produção
A Defesa Civil do Amazonas está cada vez mais alarmada com as consequências do fenômeno El Niño que, ao aquecer de forma anormal as águas, provoca escassez prolongada de chuvas que atinge fortemente o ecossistema amazônico. As altas temperaturas estão prejudicando a produção, inclusive de queijo em Autazes, no Amazonas.
Consequências em todo o país
Segundo especialistas, a ausência de chuvas na Amazônia afeta as regiões Centro-Oeste, Sul e parte do Sudeste, que sofrem com desabastecimento de água e crise energética. O desmatamento aparece como vilão que agrava o aquecimento da região, ferindo de morte a agricultura e o agronegócio. No Norte da região, a pesca é outra atividade atingida pela estiagem, de acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, do Ministério da Defesa.
Administradores concentrados em Manaus
De hoje (20) até amanhã, acontece em Manaus o Encontro de Administração do Amazonas. O tema central será: O Profissional de Administração e os novos modelos de negócios. Local: Salão Rio Solimões, no Palácio Rio Negro, das 14h às 22h.
Ministro abre encontro
O ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, abre nesta quarta-feira (20), o encontro sobre Conectividade na Amazônia, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com a presença do governador Wilson Lima. O evento vai discutir a transformação da realidade tecnológica, econômica e socioambiental; e a implantação das infovias de banda larga na Região.
PPBs mais rápidos
O Senado Federal aprovou na noite de terça (19) um Projeto de Lei que define em 120 dias (quatro meses) o prazo máximo para que os órgãos federais analisem o Processo Produtivo Básico (PPBs) de alguma empresa que queira se instalar na Zona Franca de Manaus. Sem prazo fixo, hoje em dia essa análise pode demorar até anos, tramitando nas gavetas de burocratas e causando a desistência dos investidores. O projeto é do deputado Alberto Neto (PL), com relatoria do senador Omar Aziz (PSD).
Boi Garantido
A noite de terça-feira (19) foi de confusão, contas reprovadas e expulsão de membros dentro do Boi Garantido, em assembleia realizada em Parintins. O Conselho Fiscal da entidade decidiu que as contas do ex-presidente Antônio Andrade, não deveriam ser aprovadas e, de quebra, decidiu pela expulsão dele, da ex-vice-presidente Ida Silva, da ex- diretora financeira Ana ‘Cabeça Branca’, do ex- diretor financeiro, Emerson Alencar e até do presidente interino, Adson Buretama. Tudo será contestado na Justiça, garantem os afastados. No próximo domingo (24) haverá eleição para a nova diretoria do Boi Vermelho.
Hoje tem rock no Teatro Amazonas
Nesta quarta-feira (20), a banda Conduta Zero 92 vai subir ao palco do Teatro Amazonas, a partir das 20h, para mostrar um espetáculo eclético, com foco no rock ‘n’ roll, mas com deslizadas nos ritmos nortistas, latinos, hip-hop e outros. A entrada é gratuita e classificação livre.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777