PRIMEIRA MÃO

Parlamentares do Amazonas comemoram aprovação da reforma tributária

Câmara aprova a reforma tributária: deputados comemoram (Foto: Agência Câmara)

Veja como votou cada deputado do Amazonas

Wilson Lima agradece o trabalho em defesa da ZFM

Prefeito David abraça a Bancada do Amazonas no Congresso

Entenda como o IPI ficou e a Cide caiu, na reforma tributária

Políticos ignoram regras básicas da Língua Portuguesa

Calor mata milhões de pessoas

Servidores da Saúde ameaçam greve a partir de segunda

Paralisação dos ônibus em Manaus

Cinema Fantástico termina hoje, com resgate dos anos 80

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Reforma tributária aprovada

A aprovação da reforma tributária ontem à noite, na Câmara dos Deputados, foi comemorada pela bancada amazonense, que considerou “dia histórico” a votação da nova lei. Principalmente pela manutenção do mecanismo de isenção do IPI, que garante competitividade aos produtos da Zona Franca de Manaus.

Manicômio tributário

Autor do relatório da reforma no Senado, o senador Eduardo Braga, destacou “o fim do manicômio tributário” em que o Brasil vive.

Sem transparência

O deputado Sidney Leite apontou que “essa reforma vai mudar o nosso país e melhorar muito a economia, principalmente no redirecionamento dos impostos que hoje são altamente abusivos e sem transparência”.

Veja como votaram

Sete dos oito deputados federais do Amazonas votaram a favor da reforma tributária. Átila Lins, Amom Mandel, Adail Filho, Fausto Jr. Silas Câmara e Sidney Leite, aprovaram. O único desunido foi o Capitão Alberto Neto, que votou “não”.

Ainda nem começou

Mas acalmem-se todos, que a aprovação é só um passo. A reforma efetiva começa a ser implementada em 2026 e deverá ser concluída no início de 2033.

Wilson comemora

O governador Wilson Lima destacou a preservação da competitividade dos produtos do polo industrial e agradeceu à bancada e aos técnicos que participaram do processo.

David destaca os federais em Brasília

O prefeito David destacou o empenho da Bancada Federal do Amazonas no Congresso, que trabalhou pela aprovação da reforma tributária. David observou que foi fundamental a ação dos deputados federais e dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, para que a Zona Franca de Manaus fosse preservada.

Para entender a reforma

Esclarecendo: o IPI ia ser extinto na reforma tributária e haveria um novo imposto, a Cide, para destinar recursos para a Zona Franca de Manaus. Os outros estados chiaram, pressionaram e reclamaram. A solução encontrada foi derrubar a Cide e voltar com o IPI. Portanto, vai ficar como estava: um objeto produzido fora da ZFM vai pagar IPI. E o mesmo objeto, fabricado na ZFM, não vai pagar.

Políticos trocam há por a

Alguns políticos do Amazonas andam escorregando na Língua Portuguesa, com erros elementares em postagens nas redes sociais, do tipo trocar “há” por “a”, “mal” por “mau”, “poblema”, etc. Melhor confirmar no Tio Google antes de postar.

O calor que mata

A Organização Mundial da Saúde informa que 15 milhões de pessoas por ano, morrem no mundo por causa do calor. Cuidar do meio ambiente é uma questão de sobrevivência, mas em Manaus, as construtoras insistem em seguir o mesmo modelo de construções de décadas passadas.

Nova ameaça na saúde

Enfermeiros, técnicos, auxiliares e maqueiros da rede estadual da Saúde estão se organizando para começar uma greve na próxima segunda-feira (18). Eles reivindicam pagamento de salários atrasados.

Greve dos ônibus

Parte da frota do transporte coletivo de Manaus parou na tarde de sexta-feira (15). Alegaram falta do pagamento do 13º salário.

Empresas negam atraso

O Sinetram disse em nota que pagou a primeira parcela neste dia 15 e que a segunda parcela será paga até 20 de dezembro.

Filmes fantásticos

Neste sábado (16) termina a Mostra Manaus Filme Fantástico, com a exibição do filme “Nós Somos o Amanhã”, do diretor paulistano Lufe Steffen. Em um remonte ao passado, a trama resgata o espírito juvenil dos anos 1980, trazendo músicas e elementos que marcaram a época, incluindo regravações inéditas de hits de Xuxa, Trem da Alegria e Balão Mágico. Às 19h, no Cine Teatro Guarany, com entrada gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *