Ministro do STF assegura a Wilson celeridade no julgamento das ações em favor da Zona Franca
Jornalista bolsonarista “detona” a OAB Nacional
Juiz manda deputado e blogs retirarem “fake news do ar*
Tem lançamento de livro nesta sexta-feira em praça pública de Manaus
Vice-presidente da Câmara Municipal assume a Prefeitura de Manaus
Tribunal Eleitoral cassa prefeito de Codajás e vai marcar nova eleição
Ministro diz que país só é livre quando jornalistas podem trabalhar sem serem intimidados
Suframa lança edital para colocar em campo o Centro de Bionegócios da Amazônia
Advogados criminalistas fazem manifestação hoje no Tribunal de Justiça
Fiscais da alfândega retomam operação padrão e priorizam cargas vivas
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único
Pará tem mais deputados federais
Apesar de ser uma informação básica, muita gente ainda desconhece que o Estado do Pará tem 17 deputados federais, o dobro e mais um do que o Amazonas, que mantém uma bancada de oito parlamentares. O cálculo do número de parlamentares é feito com base na população. Segundo o IBGE, em 2022 o Estado do Pará tem 8 milhões e 900 mil habitantes e o Amazonas tem 4 milhões e 207 mil habitantes, aproximadamente. Isso resulta em uma densidade demográfica de 2,23 habitantes por quilômetro quadrado, o que representa a menor do país. Além do número maior, há muito tempo o Pará é, politicamente, muito mais articulado do que o Amazonas.
Wilson no STF
Em reunião ontem (5) à noite com o ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), com quem foi conversar sobre as ações de inconstitucionalidade em favor da Zona Franca, o governador Wilson Lima disse que recebeu a garantia de celeridade nos julgamentos. “Assim que as ações estiverem prontas para ir a plenário, ele vai colocar em pauta imediatamente”, explicou o governador.
Jornalista ataca OAB
Bolsonarista confesso, o jornalista Alexandre Garcia “detonou” a OAB Nacional, presidida pelo amazonense Beto Simonetti, em sua coluna diária nos jornais do país. O motivo, foi a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pela Ordem em favor da Zona Franca de Manaus. Evidentemente desinformado sobre os reais motivos da existência de um parque industrial no meio da maior floresta tropical do mundo, Garcia disparou: “Gente, a Zona Franca de Manaus está lá há décadas. Já realizou o seu objetivo de implantar um polo industrial na Amazônia”. E atacou: “Eu acho que a OAB está esquecida de que ela não representa a Zona Franca de Manaus. Ela representa, teoricamente, os advogados do Brasil inteiro. Não sei com que cara eles ficam diante disso”. Com a palavra, os advogados.
Fake news, não!
O juiz plantonista Gildo Alves de Carvalho Filho determinou ontem à noite que o deputado estadual Dermilson Chagas (Podemos) e os sites de notícia “Portal Zero Hora” e “O Povo Amazonense” tirassem do ar “notícias inverídicas” publicadas sobre o governador Wilson Lima e a incidência de ICMS sobre as cestas básicas. O juiz disse que as postagens feitas pelos três são “fake news”, proibiu novas publicações e ainda determinou retratação ao chefe do Executivo. Senão, é multa diária de R$ 5 mil.
Livro de João Pedro sai hoje
Nesta sexta-feira (6) o ex-senador João Pedro Gonçalves, lança o livro “Nossas Utopias, a Esquerda de Manaus em 13 atos”. O lançamento acontecerá na Banca do Largo, na Praça São Sebastião.
Prefeito interino
O vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wallace Oliveira, terceiro na linha sucessória do prefeito David Almeida, assume hoje a prefeitura em função da viagem do titular para Barcelona, na Espanha. David Almeida vai correr a maratona de Barcelona e aproveita para levar consigo o staff de divulgação da Maratona de Manaus, evento esportivo que vai acontecer no próximo mês de setembro. Já o paradeiro do vice-prefeito Marcos Rotta e do presidente da Câmara, David Reis, não foi divulgado.
Coletiva no cemitério
O “novo prefeito” dá entrevista coletiva daqui a pouco, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã. Ele vai apresentar o funcionamento dos cemitérios durante o próximo domingo, 8, Dia das Mães.
Tchau, para o Tonho
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) confirmou na sessão de ontem a cassação do mandato do prefeito de Codajás, Antonio Ferreira Dos Santos, o Tonho (Progressistas) e seu vice, Cleucivan Gonçalves Reis, o Professor Cleucivan, por abuso do poder econômico nas eleições de 2020. O Tribunal agora vai decidir uma data para novas eleições no município. O presidente da Câmara Municipal, Cleberton Marques Antunes, o Betinho (PROS) vai ser o prefeito interino. Tonho já havia sido cassado em 2021 pelo juiz do município, Geildson de Souza Lima, mas recorreu ao TRE, onde a sentença foi confirmada.
Liberdade da imprensa
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, disse na abertura da mostra “Liberdade & Imprensa: O Papel do Jornalismo na Democracia”, que um país só é livre quando os jornalistas têm independência para trabalhar, sem serem intimidados. A mostra foi aberta na quinta-feira (5) na sede do STF e resulta de uma parceria entre veículos de imprensa e o Supremo.
Suframa lança edital do CBA
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) lança nesta sexta-feira (6), às 16h30 de Brasília, por meio de evento híbrido a ser realizado no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus, o edital de chamamento público para seleção e qualificação de entidade privada sem fins lucrativos que, na forma de uma Organização Social (OS), será responsável pela gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia.
Vacinação hoje
Começa nesta sexta-feira (6), a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra a influenza (gripe) em mais de 170 salas de vacinação estabelecidas pela Prefeitura de Manaus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além dos pontos estratégicos já conhecidos. A meta é imunizar mais de 159 mil crianças. Os locais de vacinação podem ser consultados semsa.manaus.am.gov.br.
Síndromes gripais
A importância dessa vacinação fica clara, quando o Ministério da Saúde aponta que das 27 unidades federativas do Brasil, 14 registram aumento nos números de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves ( SRAG), e o Amazonas está entre eles.
Advogados pedem canetas
Nesta sexta-feira (6), advogados criminalistas vão realizar uma manifestação em frente ao Tribunal de Justiça do Amazonas.Uma das reivindicações dessa categoria – que reúne cerca de 4 mil profissionais em todo o Estado – é que seja permitido levar uma caneta para o atendimento aos presos, já que eles precisam fazer seus apontamentos e cópias dos processos judiciais que são os materiais básicos de trabalho. Hoje em dia as canetas são proibidas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). A concentração será em frente ao Fórum Ministro Henoch Reis, às 10hs, de onde os advogados sairão até chegar ao TJAM.
Fiscais priorizam cargas vivas
Suspensa no mês de março passado, a operação padrão dos Fiscais Federais nas alfândegas do Brasil, recomeçou esta semana com uma orientação básica: a prioridade são as cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros, de animais de companhia (pets) e de produtos perecíveis. Isso significa produtos da Zona Franca empacados nas aduanas, por mais tempo. “Temos uma situação delicada na Zona Franca e como ocorreu na mobilização anterior, prevemos muita dificuldade para liberar grandes volumes de produtos e cargas que precisam entrar e sair do país, diariamente” disse um delegado sindical.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
https://web.facebook.com/PortalUnico
Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link
Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777