
Carta de Belém define onde será o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia
Calor de agosto registra pico no consumo de energia em Manaus
Línguas Indígenas despertam atenção de grupo de estudos
Conselheiro Josué Neto fará prefácio em livro de deputado
Lula lança pacote de obras hoje; Wilson Lima estará na cerimônia
Troca de socos e prisão na Ufam
Teatro Amazonas tem programação dupla e gratuita nesta sexta
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Para onde vai o dinheiro da informática
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, quer saber para onde vai o dinheiro do Pólo de Informática : “Queremos botar luz na aplicação desses recursos, dizer quem são os institutos, o que já foi produzido, o que está sendo pesquisado”, afirmou.
Lista de institutos que recebem dinheiro
Segundo Bosco Saraiva, mais de 60 institutos, organizações sociais, fundações e universidades recebem os recursos de P&D, bancados pelo Polo de Informática. Neste ano de 2023, a previsão é de, pelo menos, R$ 2 bilhões. “Queremos avançar na transparência. Queremos saber direitinho como esse dinheiro está sendo aplicado”, explicou.
Consumo de energia dispara
Agosto surpreendeu. Na segunda-feira (7), às 21h47, foi registrado o maior pico de consumo de energia em Manaus neste ano: 1.564,0 MW. A Amazonas Energia garantiu que mesmo com a alta demanda, não houve interrupção do serviço de fornecimento de energia elétrica. O consumo médio é de 1.100 MW ao dia.
Polícia Internacional em Manaus
Das intenções da Carta de Belém (Cúpula da Amazônia), Manaus foi citada como futura sede do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia para fortalecer a cooperação regional e apoiar a erradicação de atividades ilícitas, incluindo crimes ambientais e conexos.
Sede das Línguas Indígenas
Termina nesta sexta-feira (11), no Centro de Estudo do Conselho Indigenista Missionário, em Manaus, o 1º Encontro do Grupo de Trabalho da Década Internacional das Línguas Indígenas (DILI – 2022-2032), o objetivo é definir diretrizes para criação de políticas linguísticas em atenção aos povos indígenas do Brasil.
A caneta de Josué Neto
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Josué Neto, fará o prefácio do livro que está sendo finalizado pelo deputado estadual, Dan Câmara.
As obras de Lula
O presidente Lula vai lançar o Novo Pacote de Aceleração de Crescimento (PAC) nesta sexta-feira (11), em um evento no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Lula convidou os 27 governadores para a cerimônia. O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou presença. Cada Estado terá o direito de incluir 3 projetos no programa.
Obras de David
Em Manaus, o prefeito David Almeida lançou ontem o pacote de obras de verão, centralizado principalmente no sistema viário da capital. Inclui recapeamento, construção dos viadutos, complexos viários, pontes e becos.
Agressão e prisão em palestra na Ufam
O estudante Christopher Souza da Rocha, de 27 anos, foi detido pela Polícia Federal dentro da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) enquanto protestava – com pedradas – contra a presença do palestrante e cientista político especialista em Israel, André Lajst. Manifestantes pró-Palestina interromperam a palestra, radicais de ambos os lados se enfrentaram no bate-boca depois do evento, houve empurra-empurra, tapas e socos e confusão generalizada nos corredores da Ufam. O estudante detido foi ouvido e liberado. Lajst faz nova palestra hoje, em Manaus.
Dose dupla no Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas apresenta às 16h, desta sexta-feira (11), o já tradicional “Sarau no Hall”, em celebração antecipada ao Dia dos Pais. Com participação do Corpo de Dança e da Orquestra de Violões do Amazonas. Mais tarde, às 20h, será apresentada a peça “Desassossego”, do Grupo Jurubebas de Teatro. Ambos os espetáculos têm entrada gratuita.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777