PRIMEIRA MÃO

Os novos voos do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas

Deputado Roberto Cidade mantém ritmo intenso de trabalhos na capital e no interior (Foto: Aleam)

Herdeiro político de ex-deputado federal caminha leve e solto nos corredores do poder no Amazonas

Prefeitura de Manaus coloca o Plano Municipal de Cultura na mão dos vereadores

Capital ganha escritório do Ministério da Cultura, ainda este mês

Manuela d’Ávila chega a Manaus em busca de novas caras para a Esquerda

Câmara dos Deputados debate a islamização de indígenas e viagem para a Turquia, nesta semana

Inscrições para o Bolsa Idioma vão até esta terça-feira (9)

Rua paralela à avenida das Torres será fechada nesta manhã

Artistas cristãos montam associação para profissionalizar eventos

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

As opções de Roberto Cidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, mantém o pé no acelerador nos movimentos políticos. Mesmo após ser reeleito antecipadamente para se manter na presidência da Casa até 2027, tem mantido uma pauta de trabalho intensa, se dividindo entre a capital e municípios. Quem o acompanha de perto, contou ao ÚNICO que ele não tem uma meta definida em novas eleições: “é um soldado à disposição do governador Wilson Lima, com quem tem excelentes relações”, disse.

O herdeiro circula na Corte

Ézio Ferreira Junior, filho do falecido deputado federal Ézio Ferreira, não nega a origem. Circula com a mesma leveza e desenvoltura, que o pai tinha, nos corredores do poder. É tido como um hábil lobista, muito próximo à Família Sarney, mas também com ótimo acesso ao governador do Amazonas, Wilson Lima. Ainda não mostrou claramente se tem interesse em seguir a carreira política.

Plano Municipal de Cultura

A Prefeitura de Manaus entrega nesta segunda-feira (8) na Câmara Municipal o Plano Municipal de Cultura, um trabalho conjunto do Conselho Municipal de Cultura e da Manauscult. Os Conselheiros de Cultura passaram o último ano, sob a coordenação do presidente Concultura, Tenório Telles, trabalhando na finalização do Plano Municipal, que estava parado desde 2012. Trata-se de um evento histórico para a cultura local e os artistas de Manaus que, após a aprovação, terão um projeto cultural, com vigência de 10 anos, que norteará as políticas públicas para a cultura na capital amazonense.

Escritório do Minc em Manaus

O movimento de expansão da cultura regional foi reforçado pela secretária de Comitês de Cultura do Minc (Ministério da Cultura),, Roberta Martins, que anunciou que ainda neste mês a capital amazonense vai receber um escritório estadual do órgão.

Em busca de uma nova Esquerda

Na próxima quinta-feira (11), Manuela d’Ávila, candidata a vice-presidente da República na eleição de 2018, estará em Manaus para uma série de compromissos. Em palestra, irá abordar o tema “Mães na política”, participar de encontro com a militância do PCdoB e com futuras candidatas e candidatos da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV) para as eleições 2024.

Indígenas na Turquia

Nesta semana, a Câmara dos Deputados vai debater a emigração de jovens indigenas de São Gabriel da Cachoeira para a Turquia, após sua conversão ao islamismo. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional quer saber, entre outras coisas: “Como o grupo Asham entrou no país? O que já foi apurado pelos órgãos públicos em São Gabriel da Cachoeira? Quais ações foram tomadas pelo Ministério dos Povos Indígenas(e Funai) e pelo Ministério das Relações Exteriores? Há alguma informação sobre os brasileiros que estão na Turquia?”, disse o deputado que pediu o debate, o alagoano Alfredo Gaspar.

Sem crimes

Esse caso já vem sendo investigado desde 2019, já foi para a Polícia Federal que, não encontrando sinais de tráfico de pessoas, devolveu para a Polícia Civil. A delegada responsável, Joyce Coelho, disse que não foram encontrados indícios de crimes. Mas as investigações continuam. “Isso tudo nos intriga bastante, mas ainda falta conseguir puxar um fio para identificar qual a finalidade dessa doutrinação”, disse ela.

Bolsa Idiomas inscreve até terça

O ‘Programa Bolsa Idiomas 2023’ prorrogou até esta terça-feira (9), as inscrições para mais de 32 mil bolsas para cursos de língua estrangeira. As bolsas variam entre integral (100%), 75% e 50% do valor da mensalidade. A novidade deste ano é a redução, para 10 anos, da idade mínima para poder concorrer a uma das bolsas.

Rua fechada, trânsito difícil

Vale o alerta de que a rua Barão do Rio Negro, paralela à avenida das Torres, será fechada a partir das 8h desta segunda-feira (8), para início das obras do complexo viário naquele ponto, promovido pelo Governo do Estado e Prefeitura de Manaus. Agentes de trânsito vão estar no local.

Artistas cristãos se organizam

A Associação Movimento por Cristo se apresenta oficialmente à sociedade, nesta segunda-feira (8), às 14h, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Como presidente da nova entidade, a cantora e produtora cultural Jôci Carvalho explica que o objetivo é reunir sob o mesmo guarda-chuva os trabalhadores culturais da arte cristã.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *