fbpx

Os favoritos do partido do prefeito David para chegar à Câmara Federal nas eleições de 2022

Sites do governo estadual vão ser desativados a partir de 2 de julho

Apresentadores de rádio e TV devem deixar seus programas a partir desta quinta

Prefeitura de Manaus disponibiliza quarta dose da vacina para toda a população acima de 18 anos

Alfredo Nascimento reforça bases do PL no interior

Empresário vai à Justiça para barrar eleições na Federação Amazonense de Futebol

Chefe da Suframa vai assumir a direção da Caixa Econômica Federal

Empresa de informática quadruplicou sua produção desde que chegou à Zona Franca

Bicicletas e motos elétricas são a grande aposta do polo de duas rodas da ZFM

Abert faz lobby e prejudica a indústria de celulares de todo o país – inclusive a do Amazonas

Bolsonaro torce contra decisão que atende Zona Franca de Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Os aliados do prefeito David Almeida

Hissa Abrahão e o vereador Marcel Alexandre são as principais apostas do Avante, partido do prefeito David Almeida, para alcançar a Câmara Federal nas eleições deste ano. Em 2014, Hissa conquistou o mandato de deputado federal com 114 mil votos e nas eleições de 2018, disputando vaga para o Senado, se aproximou dos 300 mil votos. Marcel Alexandre é vereador e tem uma base eleitoral sólida como membro ativo da Igreja evangélica Restauração.

Governo sai do ar

O Governo do Amazonas anunciou em seu Instagram que vai desativar todas as páginas e redes sociais dos órgãos estaduais a partir do próximo sábado (2 de julho). A medida obedece à Lei Eleitoral que prevê a desativação durante os três meses de campanha eleitoral. Vão ficar disponíveis apenas dados de transparência e prestação de serviços.

Apresentadores também saem

A legislação prevê também que os pré-candidatos apresentadores de TV e Rádio devem se afastar de seus programas a partir desta quinta-feira (30). Em caso de descumprimento, a multa pode variar entre R$ 21.282,00 e R$ 106.410,00 para a emissora, duplicada em caso de reincidência. Além disso, a candidatura do apresentador é revogada. A regra vale tanto para as eleições proporcionais quanto para a majoritária.

Vacinação ampliada

O aumento no número de casos de Covid-19 no Amazonas, concentrado em Manaus, leva hoje à abertura de 81 pontos de vacinação em toda a capital, para oferecer a quarta dose de vacina ao público em geral, acima de 18 anos. A faixa etária de 18 a 39 anos tem sido a mais atingida pela doença, ultimamente. De 14 a 27 de junho, por exemplo, o número de casos confirmados passou de 26 para 123. E no boletim desta quarta (29), Manaus registrou 170 novos casos confirmados.

PL avança no interior

O presidente do PL no Amazonas e pré-candidato a deputado federal, Alfredo Nascimento, confirmou o nome da professora Maria Elisângela Melgueiro, a Mariazinha, como nova presidente do diretório municipal do partido no município de Santa Isabel do Rio Negro. Nas eleições municipais, Mariazinha ficou em terceiro na disputa pela prefeitura.

Eleições na Federação de Futebol

O futebolista e empresário Joaquim Alencar, que já foi presidente do Fast Clube e promoveu, em 1980, o lendário jogo Fast X Cosmos no estádio Vivaldo Lima, ingressou com ação judicial envolvendo a eleição para a presidência e o conselho fiscal da Federação Amazonense de Futebol (FAF), na condição de “amicus curiae”. Ele propõe que antes de qualquer eleição, a Justiça determine a reforma do estatuto da entidade para adequá-la à legislação vigente e inserir mecanismos visando evitar a perpetuação de dirigentes no poder, como ocorre hoje com a atual gestão que dirige a entidade desde 1991.

Fórum de Transferências

O titular da Controladoria Geral do Governo do Amazonas, Otávio Gomes e a subcontroladora Geral Lúcia de Fátima Magalhães, encerram nesta quinta-feira 30, suas participações no VII Fórum Nacional de Transferências da União, que está sendo realizado em Brasília, cujo tema central é Gestão,Inovação e Transparência para transformar o Brasil.

Daniela na CEF

A secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Consentino Marques, foi nomeada como nova presidente da Caixa Econômica Federal, depois que o então presidente, Pedro Guimarães, pediu exoneração. Guimarães é acusado de assédio sexual contra funcionarias. A indicação de Daniela foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo.

Investimentos na ZFM

A Adata Technology, que chegou ao Polo Industrial de Manaus (PIM) há menos de um ano, já faz planos para transferir grande parte da sua estrutura para a Zona Franca. O anúncio foi feito ontem ao secretário de Ciência e Tecnologia, Angelus Figueira. A Adata fornece componentes para grandes empresas fabricantes de informática e eletroeletrônicos. “Em menos de um ano, nossa produção em Manaus já está quatro vezes maior do que aqui em São Paulo”, informou Fernando Armando, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento Senior e Relações Institucionais da empresa.

Polo de duas rodas

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) também está tratando com o governo estadual, de projetos para fortalecimento do setor. E o diretor executivo da Abraciclo, Paulo Takeuchi, já tem uma clara visão sobre o futuro: “Se pensarmos no futuro, na questão das mudanças climáticas e do petróleo, a bicicleta e a motocicleta elétricas serão alternativas como modalidade de transporte barato e econômico. O setor demonstra potencial e que pode ser explorado”, apontou.

Lobby poderoso

O Projeto de Lei que estabelece que os celulares fabricados no Brasil devem ter receptores de rádios FM a partir de agora é resultado de um lobby da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). O ÚNICO recebeu a informação de fonte segura. Esse projeto foi denunciado ontem pelo deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) que hoje vai dar entrada em um recurso contra esse projeto. A instalação de antenas para rádio FM em celulares, vai exigir a modificação completa dos projetos de engenharia dos aparelhos e, assim, fica mais fácil trazer os importados do que mudar tudo por aqui.

Torcida de Bolsonaro

Ainda sobre a Zona Franca de Manaus. O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que está “torcendo” pela derrubada da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sobre os decretos do IPI, que estão sendo questionados pelos amazonenses.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.