fbpx
R4vxaaAy_400x400
Cresce movimento de filhos adotivos que buscam por suas mães biológicas

Por: Ademir Ramos

É professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

Os bastidores do crime na Amazônia

Foto

Conheça os bastidores do crime ambiental e suas ramificações na política, na polícia, no governo e judiciário.

Em “Selva: Madeireiros, garimpeiros e corruptos na Amazônia sem lei”, Alexandre Saraiva com Manoela Sawitzki relatam os bastidores do crime ambiental na Amazônia com suas ramificações na política, na polícia, no governo e no judiciário.

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o delegado da Polícia Federal (PF), Alexandre Saraiva, por mais de dez anos esteve à frente das superintendências regionais da PF de Roraima, Maranhão e Amazonas e, portanto, é um exímio conhecedor das organizações criminosas envolvidas no tráfico de madeira, no garimpo ilegal, na grilagem, na invasão de terras indígenas e no desmatamento da floresta.

O então delegado da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, em 2021, no governo Jair Bolsonaro, fez a maior apreensão de madeira ilegal da história da PF: 226.760 metros cúbicos. Era o suficiente para encher pelo menos 7,5 mil caminhões com toras – uma fortuna, avaliada em R$ 130 milhões.

A ação o levou a enfrentar o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que o transformou em “persona non grata” no governo Bolsonaro, ordenando sua transferência como punição para Volta Redonda, no Rio de Janeiro.

O delegado, não se deixou intimidar e protocolou uma notícia-crime contra o então ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, suspeito de atrapalhar a fiscalização ambiental e de patrocinar interesses privados na administração pública. A representação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) resultando na exoneração do ministro bolsonarista.

O desmatamento da Amazônia, segundo o delegado Saraiva, pode ser praticamente zerado em apenas seis meses com o uso de tecnologia de ponta para gerar imagens de satélite e rastreamento de madeira. Tudo depende disse e, principalmente, da vontade política.

“Em 2011, acabamos totalmente com o garimpo ilegal em um ano (em Roraima). Resolvemos atacar a logística. Apreendemos 14 aviões, suspendemos os brevês dos pilotos, explodimos as balsas e criamos uma base da PF na área. Três meses depois de ter saído da área, fecharam a base. O problema voltou sistematicamente no governo Bolsonaro”.

A entrevista do Delegado Alexandre Saraiva pode ser lida no Estadão de domingo (30/4) quanto ao livro com selo da Editora Intrínseca pode ser adquirida pelas redes sociais ou diretamente nas livrarias.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Lula confirma encontro com o papa Francisco no próximo dia 21

Presidente também viaja para a França, para encontro com Macron Na pauta, assunto econômicos e ambientais Brasília (ÚNICO) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para o próximo dia 21 uma viagem para o Vaticano, onde se reunirá com o papa e chefe de Estado, Francisco, e depois, para a França, para reuniões com o presidente Emmanuel Macron. Lula viajará ao Vaticano no dia 21 e no dia seguinte embarca para Paris. Cúpula econômica O mandatário brasileiro ficará em Paris nos dias 22 e 23 para participar de uma reunião de cúpula sobre um novo pacto financeiro

Leia Mais

Parada Gay e Elymar Santos animam o domingo de Manaus

Centro histórico e praia da Ponta Negra vão receber os espetáculos As duas atrações têm entrada gratuita Neste domingo, a população de Manaus tem dois espetáculos de fim de tarde para escolher: a primeira, será a Parada Gay, a partir das 16h, no centro histórico da capital e a segunda será o show do cantor Elymar Santos, a partir das 19h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, na Ponta Negra. Romantismo Aos 70 anos, Elymar Santos mantém muito do vozeirão que o transformou em um dos maiores nomes da música romântica brasileira.Respeitado por sua versatilidade musical e capacidade de encantar

Leia Mais

Logística Reversa

O que é Logística Reversa? Inicialmente, a Logística Reversa segue o princípio da sustentabilidade, sendo: “um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Assim, a Logística Reversa visa a reinserção dos resíduos no ciclo produtivo impactando de forma positiva na redução da poluição ambiental, reduzindo o desperdício de insumos e incentivando a reutilização e reciclagem de produtos. Para as empresas, a Logística

Leia Mais