Organização Civil traça meta para combater excesso de lixo em Manaus

Site vai orientar população sobre maneiras de lidar com resíduos

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Do dia 23 ao dia 31 de outubro acontecerá a Semana do Lixo Zero, em Manaus. A Semana foi criada pela prefeitura, em 2016, através da Lei nº 2111 para, em princípio, através de várias ações, conscientizar a população sobre a necessidade de se produzir cada vez menos lixo, “mas, ao que parece, só ficou no papel”, falou o biólogo Daniel Santos, embaixador, em Manaus, do ILZB (Instituto Lixo Zero Brasil), que promete, a partir deste ano, movimentar Manaus durante todas as últimas semanas de outubro nos próximos anos.

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Representa, no Brasil, a ZWIA (Zero Wast Internacional Alliance), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo.

Para tornar efetivas as ações, o ILZ Manaus está desenvolvendo um site e aplicativo (Lixo Zero Mao) para compartilhar com a população informações relacionadas ao manuseio dos resíduos, endereços das associações e cooperativas de materiais recicláveis, locais dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e dicas de boas práticas sustentáveis. A nova ferramenta será apresentada durante a Semana do Lixo Zero


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *