ONU vai financiar hortas urbanas em Manaus

Prefeitura anuncia aprovação de projeto ambiental

Projeto pretende ocupar e recuperar áreas degradadas da capital

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) da Prefeitura de Manaus anunciou que o projeto de construção de hortas urbanas na cidade – com produção de alimentos e recuperação de áreas degradadas – foi contemplada para fazer parte do projeto Generation Restoration, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo o titular da pasta, Antonio Stroski, a coordenação do projeto já identificou várias áreas onde será possível implantar as horas. “Nossa cidade foi escolhida como cidade-piloto do projeto, que será desenvolvido no período de 2023 a 2025, e pretende implementar um pacote de medidas para enfrentar desafios políticos, técnicos e financeiros para promover a restauração de ecossistemas urbanos”, informou ele.

Financiamento

Por ter sido selecionada, a Prefeitura de Manaus vai receber o valor de US$ 100 mil (cem mil dólares), do PNUMA, para a elaboração do Projeto Executivo que, segundo o secretário da Semmas, já está sendo estruturado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.


Além de Manaus, o PNUMA selecionou projetos de Douala (Camarões), Thiès e Dakar (Senegal), Quezon (Filipinas), Kochi (Índia), Sirajganj (Bangladesh), Samborondon (Equador) e Cidade do México (México).

Cronograma de trabalho

Há três meses, a equipe da Semmas, com participação de professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), vem visitando os locais para a implantação das hortas. O objetivo é implantar em todas as zonas da cidade.


E, dando continuidade ao cronograma de trabalho, técnicos da Semmas vão participar, no próximo mês, de um workshop, em Paris, onde o PNMUA vai reunir representantes de todas as cidades contempladas do projeto Generation Restoration. O encontro na capital francesa vai ocorrer de 13 a 15 de dezembro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *