PRIMEIRA MÃO

Omar propõe alternativa que atende Ibama e pecuaristas do sul do Amazonas

Senador Omar Aziz sugere um TAC para reduzir prejuízos dos produtores do sul do Amazonas (Foto: Agência Senado)

Quem comprar produtos de áreas atingidas por danos ambientais vai pagar muito caro

Professor do Ifam tem as bênçãos de Zé Ricardo para assumir o Incra no Amazonas

Pessoas frustradas e isolamento social são motivações de bolsonaristas

Lula assina acordo que dará validade à CNH brasileira em Portugal

Deputado do Amazonas acompanha Lula e comitiva em Lisboa

Bicharada de Agenor Tupinambá na mira do Ibama

Juíza federal também comenta caso da capivara Filó

Festival de Óperas apresenta a maior cantora de ópera do século 20, hoje, e de graça

Proposta para o Sul do Amazonas

O Ibama apreendeu 3 mil cabeças de gado no sul do Amazonas em áreas embargadas. As ações são monitoradas pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial. Depois de ouvir os pecuaristas e os prefeitos daquela microrregião, o coordenador da bancada federal do estado, senador Omar Aziz, sugeriu a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta. Não significa que as áreas embargadas serão legitimadas como parte do patrimônio dos acusados, mas por hora resolve o problema.

Destruição ambiental

Legislação aprovada pelo Parlamento Europeu, na quarta-feira (19), proíbe os países da União Europeia de recepcionar qualquer produto oriundo de áreas atingidas pela destruição ambiental. Os produtos abrangem gado, cacau, café, óleo de palma (dendê), soja, madeira, borracha, carvão vegetal e produtos impressos. As empresas que não respeitarem as novas regras pagarão multas de até 4% do seu faturamento.

Denis Silva no Incra

O Amazonas é um dos estados que, juntamente com Minas Gerais, Alagoas, Tocantins, Rondônia, Roraima e Amapá, permanecem sem comandantes com relação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Por enquanto, o maior favorito para assumir o cargo no Estado é o professor do Instituto Federal do Amazonas, Denis Silva, afilhado político do ex-deputado federal José Ricardo (PT).

Frustração pessoal

Observadores sociais consideram que grande parte dos bolsonaristas é constituída por indivíduos com alto grau de frustração pessoal e de isolamento social. Apontam como exemplo, a presença de muitos idosos e pessoas solitárias, que passaram a usar o celular como a sua única alternativa de relacionamento e de informação.

Lula em Portugal

Em terras portuguesas desde ontem (21), o presidente Lula assina hoje 13 acordos com Portugal, nas áreas de energia, geologia, mineração, corrida espacial, cinema, turismo, saúde e outros. Mas dois temas estão chamando atenção: primeiro a equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio nos dois países e segundo é o que vai reconhecer as carteiras de motorista de um país, no outro.

Deputado do Amazonas na comitiva

O deputado federal Átila Lins compõe a comitiva do presidente Lula em Portugal, junto com outros oito deputados federais, quatro senadores e cinco ministros do governo. De Lisboa, Lins enviou mensagem ao ÚNICO: “Se houver chance de conversar, vou sempre falar da nossa preocupação com a reforma tributária por causa da Zona Franca”.

Ibama ainda avalia Filó

O influencer Agenor Tupinambá vai poder ficar com a capivara Filó na fazenda – sem transformá-la em pet. Mas o Ibama manteve a multa pela morte de uma preguiça-real e ainda avalia os bichos todos que Tupinambá apresentou em suas redes sociais: um biguá, um mergulhão, uma jiboia, um papagaio, uma arara e uma paca.

Juíza mostra entendimento do STJ

No Twitter, a juíza federal Jaiza Fraxe, também comentou o caso da Filó: “Sobre o tema, o STJ já consolidou entendimento pela possibilidade de manutenção de animal silvestre em ambiente doméstico, quando já adaptado, e em especial quando as circunstâncias fáticas e a incerteza do destino não recomendarem a apreensão”.

Maria Callas, no FAO

O 25º Festival Amazonas de Óperas apresenta neste sábado (22), com entrada gratuita, trechos de óperas que marcaram a carreira da soprano Maria Callas, considerada a mais célebre cantora de ópera do século 20. A greco-americana Maria Callas será interpretada por grandes nomes do canto lírico brasileiro e com o maestro Marcelo de Jesus, especialista em Callas e bel-canto, acompanhando os solistas.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *