Omar pede abertura da América do Sul para produtos da ZFM

”Países sul americanos preferem comprar da China”, diz ele

Senador defende políticas federais para facilitar o comércio

Fábio Rodrigues
Especial para o ÚNICO

Brasília (ÚNICO) – O senador Omar Aziz (PSD) fez um apelo ao Governo Federal para que sejam criadas políticas que facilitem a venda dos produtos da Zona Franca de Manaus para países da América do Sul com os quais o Brasil tem relações comerciais permanentes.

O apelo de Omar é decorrente, segundo ele, da “falta de apoio” do governo brasileiro para ampliar os mercados de exportação dos produtos da Zona Franca de Manaus.

“A gente não consegue exportar os produtos que possuem qualidade de produção e a mão de obra do caboclo, do indígena, uma mão de obra muito especializada”, disse ele reforçando a necessidade de incentivo ao comércio com países vizinhos como Peru e Colômbia que, atualmente, importam majoritariamente da China.

Preferência por chineses

A fala do senador aconteceu durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal.

O parlamentar criticou a preferência dos países sul-americanos por produtos chineses e destacou que a China é um dos maiores emissores de CO2 do mundo. Ou seja, os produtos da Zona Franca têm qualidade equiparável aos mexicanos exportados para os Estados Unidos, por exemplo, e, além disso, são produzidos com baixíssimos níveis de emissão de CO2.

“A América do Sul prefere importar da China, que é o maior emissor de gás carbônico do mundo, do que comprar de um país ou de um Estado, ou da Zona Franca de Manaus”, alertou Aziz. “E hoje a equipe do meio ambiente do nosso governo ouve e quer ser aplaudido por estrangeiros. Não tem lógica, o nosso produto ter qualidade, a energia completamente limpa, mas não ter acesso a esses mercados”, alertou.

Com informações da assessoria


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *