PRIMEIRA MÃO

Omar evita que CPI vire um Tribunal inquisidor

omar na cpi 3
Uma grande parte dos brasileiros queria que o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, saísse preso da CPI da Pandemia.

“Justiça é duas vacinas pra cada brasileiro”, diz presidente da CPI

CPI da pandemia tem apoio popular

Pesquisas eleitorais agitam cenário político nacional

Amazonas supera a marca de um milhão de vacinas aplicadas

Uma grande parte dos brasileiros queria que o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, saísse preso da CPI da Pandemia. Afinal, ficou claro que ele mentiu ao depor para os senadores. Ao negar o pedido de prisão, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-Am) dispensou os holofotes e o aplauso fácil para evitar que a comissão se caracterizasse como anti-governo e um “tribunal inquisidor”. Omar alegou que objetivo da CPI é muito maior: identificar os responsáveis pelo atraso na compra das vacinas, pelo desabastecimento do oxigênio hospitalar no Amazonas e dar uma resposta efetiva e fazer justiça às famílias de mais de 400 mil brasileiros que morreram por complicações da Covid-19. “Procuro Justiça pelos 425 mil mortos pela Covid e não vingança. E Justiça, a meu ver, são duas vacinas para cada Brasileiro”, disse Omar.
O senador do Amazonas anunciou que vai encaminhar o conteúdo do depoimento de Fábio Wajngarten ao Ministério Público Federal pedindo a  “a apuração e, eventualmente, a responsabilização, inclusive com a aplicação de penas restritivas de direito, pelo eventual cometimento do crime de falso testemunho”, previsto no art. 342 do Código Penal. 

Apoio de juristas

Vários juristas do País apoiaram a decisão de Omar até porque não existe na história do País nenhum caso de prisão em CPI por mentiras do depoente. Um caso de prisão conhecido em CPI  foi do ex-prefeito de SP, Celso Pitta, mas que saiu algemado por desacato e não por mentir no depoimento.

CPI tem apoio popular

A CPI da Pandemia, definitivamente, tem o respaldo da população. Pesquisa da XP Investimentos aponta que 67% das pessoas aprovam a Comissão. 

Um milhão de doses aplicadas

O Amazonas ultrapassou ontem a marca de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas, sendo 638.430 de primeira dose e 367.370 de segunda dose. O Estado tem ainda em estoque 600 mil doses da vacina Coronavac e  AstraZeneca. Com 15,17% da população imunizada com a primeira dose, o Amazonas agora ocupa a 16a. posição no ranking nacional de vacinação. O Rio Grande do Sul (22,72%) e Mato Grosso do Sul (22,46%) mantiveram os primeiro e segundo lugares, respectivamente. E São Paulo assumiu o terceiro, com 19,46% de seus habitantes vacinados com a primeira dose.

DataFolha traz números surpreendentes

Pesquisa DataFolha divulgada ontem, que revela rejeição recorde de Bolsonaro e vitória de Lula com 23 pontos percentuais de vantagem em segundo turno contra  o atual presidente, movimentou o mundo político. Os bolsonaristas se apressaram em descredibilizar a pesquisa e os lulistas ficaram ouriçados. Os que ainda esperam a terceira via com o surgimento de um nome competitivo, ficaram decepcionados.

Cota do Rio Negro

O rio Negro atingiu na manhã de hoje (13) a cota de 29 metros e 60 centímetros. A expectativa é de que em 10 dias, subindo uma média de 4 centímetros diariamente, o rio Negro alcance a marca de 30 metros, superando a cheia histórica de 2012, quando atingiu 29 metros e 97 centímetros. A previsão é de que a cota chegue este ano a 30 metros e 30 centímetros até o início da vazante que deve ocorrer no final de junho.

Agradecimentos à LG

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) usou suas redes sociais ontem para fazer um agradecimento à LG Electronics, por apostar no modelo Zona Francas de Manaus (ZFM). “Nosso agradecimento à LG por apostar no modelo ZFM e na geração de emprego e renda em meio a um dos maiores patrimônios naturais do mundo”, escreveu ele.

Mulheres Seguras

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade teve aprovado seu Projeto de Lei que cria o selo “Mulheres Seguras – Local Protegido”, a ser concedido a bares, restaurantes e casas noturnas que realizam treinamento especializado de seus funcionários para o atendimento de mulheres em situação de risco. Também pode servir pra treinar funcionários a não agredir.

T1 revitalizado

O monstrengo sujo e mal afamado que se tornou o Terminal 1 (T1) da avenida Constantino Nery, foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Manaus e deve ser reinaugurado na próxima segunda-feira (17). O prefeito David Almeida assegurou que vai conseguir oferecer segurança aos usuários. Será preciso, porque o T1 é hoje local de assaltos e agressões cotidianas.

Sacolinhas de plástico

A Câmara Municipal de Manaus aprovou Projeto de Lei que prevê redução e fim do uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos de Manaus. Comerciante que descumprir a futura lei, poderá pegar seis meses de prisão.

Cachorrada

A população de Tonantins está passando por uma situação difícil com o número de cachorros de rua na cidade. Segundo o médico do município, José Júlio Pereira, só no ano passado foram registrados 80 acidentes envolvendo cachorros atropelados e ataques. Os motociclistas são os mais prejudicados, sem contar a transmissão de doenças e parasitas. O caso é grave, disse o médico.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *