
Wilson Lima e David apontam ações do governo federal
Cardeal de Manaus assume presidência de conselho
Portaria de ministério tende a resolver impasse da BR-319
Conferência Nacional sobre Ar-Condicionado em Manaus
Sindicato divulga Carta Aberta ao governador Wilson Lima
Polícia Federal “caça” quem incendiou veículos do ICMBio
Tribunal de Contas lança livro com presença de ministro, hoje
Vereador pede vistoria urgente em bairro que pode desabar em Itacoatiara
Amazonas Filarmônica apresenta sinfonia russa, hoje, no Teatro Amazonas.
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Omar chama atenção para dinheiro
Em reunião realizada com o vice-presidente Geraldo Alckmin nesta quarta-feira (18), o senador Omar Aziz (PSD) elogiou a rapidez com que o Governo Federal liberou R$ 650 milhões ao enfrentamento da pior seca registrada na história do Amazonas. “Nós nunca tivemos uma resposta tão rápida do Governo Federal e em quantidade tão grande de recursos destinados ao estado do Amazonas, na seca ou na cheia”, disse.
Wilson Lima comemora
Nas redes sociais, o governador Wilson Lima postou vídeo com o vice-presidente Alckmin e destacou o apoio federal. O prefeito David foi no mesmo tom e informou que foram liberados R$ 182,4 milhões para famílias atingidas pela seca em Manaus, o que atenderá 256 mil famílias. Em todo o Amazonas o benefício chegará a 600 mil famílias. Dragagens estão sendo realizadas no rio Madeira e amanhã (20) começa no Tabocal, área entre Itacoatiara e Manaus.
Cardeal comanda conselho
O cardeal de Manaus, Dom Leonardo Steiner (foto) assumiu a presidência do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Dom Leonardo está em missão oficial no Vaticano e deve retornar a Manaus até o final do mês.

BR-319 terá licenciamento destravado
O ÚNICO teve acesso a informação de que o Ministério dos Transportes divulgará novas portarias para facilitar os processos de licenciamento ambiental. Deverá beneficiar o megaprojeto ferroviário denominado Ferrogrão, entre Sinop (MT) e Miritituba (PA), que dinamizará o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso pelos portos do chamado Arco Norte. O outro beneficiado será o projeto de pavimentação da BR-319, que liga Amazonas a Rondônia.
Conferência sobre ar-condicionado
Nos dias 26 e 27 de outubro, acontecerá no auditório da Suframa, a conferência “Indústria Brasileira de Ar-Condicionado – O 2º Maior Polo Fabricante do Mundo”, que vai demonstrar a importância da indústria de ar-condicionado da Zona Franca de Manaus para a economia nacional, destacando os impactos positivos para o desenvolvimento sustentável. A promoção é da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos. No dia 26 às 8h30, ocorrerá a abertura com recepção prévia de participantes em um café da manhã no local.
Carta para o governador
O Sindicato dos Fazendários do Amazonas, divulgou uma Carta Aberta ao governador Wilson Lima, onde pede a nomeação imediata dos 210 aprovados em concurso público para a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz).
Caça a incendiários
A Polícia Federal divulgou que está vasculhando áreas em Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (a 333 km de Manaus), em busca dos autores do atentado contra servidores do ICMBio, que aconteceu em setembro. Madeireiros foram pegos em flagrante no meio da floresta e seus equipamentos apreendidos. Em reação, emboscaram a equipe e incendiaram os dois veículos em que eles estavam. Os agentes foram resgatados pela Polícia Militar.
Lançamento literário no TCE
O Instituto Amazonense de Ciências Jurídicas (Iacejur) realiza, nesta quinta-feira (19), o evento “Encontro com os autores – lançamento da 2ª edição do livro Recurso Especial”, a partir das 14h. O evento vai contar com a participação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e será no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
Risco de desabamento
O vereador Richardson do Mutirão, de Itacoatiara pediu uma vistoria urgente da Defesa Civil do Amazonas, para a orla do bairro Colônia, que está sujeita a deslizamento pelo fenômeno das terras caídas. O vereador disse que há muitas moradias na localidade e é preciso evitar surpresas.
Sinfonia no Teatro Amazonas
Nesta quinta-feira (19), às 20h, a Amazonas Filarmônica e os baixos do Coral do Amazonas executarão a “Sinfonia n.13” do soviético Dmitri Shostakovich – uma obra que reflete sobre o massacre de judeus em outubro de 1941, num barranco chamado “Babi Yar”. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa é para maiores de 10 anos.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777