Omar Aziz pede ao ministro da Educação mais universidades federais para o Amazonas

Ele sugere ampliação das vagas na área da Saúde

Senador defende continuidade do Centro de Mídias

O senador Omar Aziz (PSD-AM) fez um apelo ao ministro da Educação, Camilo Saldanha, durante evento em Manaus nesta terça-feira (22), para que o MEC crie mais universidades federais no interior do Estado, principalmente na área da saúde.


Omar destacou a importância de expandir o acesso ao ensino superior para as regiões mais distantes da capital do Amazonas, visando a igualdade de oportunidades para os jovens amazonenses.

Alto Solimões

“No Amazonas, temos mais de 6 mil comunidades. Imagina esse jovem ter que se deslocar para o centro urbano, sem um familiar, para estudar. Também temos muita dificuldade em levar médicos para o interior e o maior problema que temos hoje não são instalações hospitalares, mas a falta de profissionais especializados nessas regiões. Por isso, é importante uma universidade federal na área de saúde para atender toda a região do Alto Solimões”, exemplificou Omar.

Centro de mídias

Omar mostrou ainda preocupação com a possibilidade de desativação do Centro de Mídias do Amazonas com o novo ensino médio, intercedendo pela continuidade da estrutura que leva videoaulas para regiões mais remotas.

O ministro Camilo Santana, receptivo ao pedido do senador, reconheceu as dificuldades geográficas e a demanda por ensino superior na região, se comprometendo a dialogar com a equipe do Ministério da Educação para buscar soluções que atendam aos anseios da população amazonense.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *