Omar Aziz começa convocação dos investigados na CPI da Braskem

Votação dos requerimentos será feita nesta quarta-feira

Lista deve incluir especialistas de vários segmentos científicos

Brasília (ÚNICO) – O senador pelo Amazonas, Omar Aziz, na presidência da CPI da Braskem anunciou que começa nesta quarta-feira (28), às 9h em Brasília, a votação dos requerimentos de convocação das pessoas que serão ouvidas durante os trabalhos da comissão.

A votação segue o rito do plano de trabalho aprovado nesta terça-feira (27) para investigação do desastre ambiental em Maceió causado pela atividade de extração de sal-gema pela petroquímica.

Lista de especialistas

“Nós sabemos muito bem que em uma CPI o plano de trabalho tem os passos a serem seguidos, mas os depoimentos mudam muito o plano de trabalho, que não é algo estático e linear. A convocação de especialistas e profissionais vai dar um norte para a CPI em relação às causas, mas temos também a prioridade das pessoas que foram prejudicadas nos contratos de acordos feitos (com a empresa)”, salientou Omar.

A lista de convocados para serem ouvidos na CPI deve incluir universidades, especialistas em gerenciamento de riscos, especialistas em urbanismo, representantes de governos municipais e estaduais, órgãos ambientais, tribunais de contas, associações de entidades do setor de mineração, entre outros.

Relator organiza três eixos

O relator da comissão, senador Rogério Carvalho, dividiu os trabalhos em três eixos: o primeiro eixo diz respeito à investigação das causas, ouvindo pessoas, empresas, órgãos públicos e demais entidades; o segundo eixo é o dimensionamento dos passivos, responsabilização e reparação justa e condizente com o tamanho dos impactos ambientais gerados; já o terceiro eixo será para identificar falhas na atuação de órgãos de fiscalização e controle, com proposição de melhorias no arcabouço legal e regulatório.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *