Prefeitura inicia contenção e aterro da cratera
Previsão é de reabertura da via na quarta-feira
A Prefeitura de Manaus informou que, nesta segunda-feira (12) iniciou a etapa final da obra emergencial para conter a erosão na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, que acabou comprometendo duas faixas da via, com o desabamento que abriu uma cratera de mais de 5 metros de profundidade, no último sábado (10). A fase agora é de reaterro e contenção, com 2 mil sacas em rip-rap para fechar a erosão.
Rompimento da drenagem
“Aqui aconteceu um rompimento de uma drenagem profunda que tinha mais de 15 anos. Na época, foi feita apenas com tubo de concreto sem ferro na sua armação, e agora estamos trocando para tubos mais resistentes com aço na sua estrutura, que é o concreto armado, e deve durar por 40 anos”, explicou o secretário de Obras, Renato Junior, adiantando que a reabertura total da avenida deve acontecer na quarta-feira (14).
O que foi feito
A equipe trabalhou na substituição de dez tubos que sofreram rompimentos por conta do desgaste do tempo e foram sobrecarregados pelas últimas fortes chuvas, por serem peças de concreto e não suportarem o volume das águas das chuvas e nem a pressão do aterro.
A prefeitura implantou novos tubos de concreto armado mais resistentes, e agora trabalha no aterro e rip-rap para, na sequência, aplicar o asfalto e fazer a calçada.