
Câmara arquiva denúncia contra secretário de Comunicação
Ministério da Fazenda faz alerta sobre modelo Zona Franca
Tem reunião do Codam nesta terça-feira
Governo Lula inclui quatro cidades do Amazonas no Plano de Segurança Pública
Polícia prende vereador que escondia drogas no quintal
Ministro do STF manda reabrir investigações contra Bolsonaro sobre a pandemia
Corpo de Dança do Amazonas faz espetáculo gratuito sobre igualdade, hoje
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
OAB e a Reforma Tributária
A OAB do Amazonas divulgou nota técnica sobre a Reforma Tributária. O presidente da entidade, Jean Cleuter Mendonça, disse que é fundamental que a reforma tributária leve em consideração a realidade das sociedades profissionais, garantindo uma tributação justa e equilibrada.
Comissão profissional
A nota foi elaborada por especialistas da área, como o presidente da OAB-AM e mestre em direito tributário, Jean Cleuter Mendonça, o presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-AM, Hamilton Caminha, e os membros da comissão Roselane Costa, Márcia Regina, Ruan Melo, Cristiano Ribeiro, Cris Massulo e Victor Bastos.
Denúncia arquivada
A Câmara de Manaus arquivou denúncia movida pelo vereador William Alemão contra o secretário municipal de Comunicação, Israel Conte. A comissão que julgou o caso concluiu que não há um único elemento que indique desrespeito do gestor à Casa legislativa quando questionado sobre o Programa Asfalta Manaus.
Vereador confundiu as secretarias
O vereador solicitou, em novembro do ano passado, o detalhamento das ruas abrangidas pelo Programa Asfalta Manaus, quando a demanda deveria ter sido encaminhada à Secretaria de Infraestrutura. É a Seminf, e não a Semcom, o órgão que gerencia e executa o Asfalta Manaus.
ZFM não terá vida fácil no Senado
O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse que o fundo de sustentabilidade e diversificação da economia do Amazonas, aprovado na Câmara, será questionado durante a tramitação no Senado. “Não vai ser feito de forma fiscalmente irresponsável em hipótese nenhuma”, disse. “É para começar a criar alternativas de desenvolvimento para a região, buscando explorar a biodiversidade e a bioeconomia. Mas isso (valor) vai ficar para ser decidido depois, inclusive com o próprio governo do Amazonas”, detalhou.
Codam avalia 36 projetos
A proposta de diversificação da empresa Cal-Comp, com investimentos de R$ 333 milhões, está entre os 36 projetos industriais que serão avaliados na 302ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), a partir das 10h desta terça-feira (10). A Cal-Comp vai produzir câmeras de vídeo para sistemas de segurança, moduladores de dados por rede óptica, distribuidores de conexões para rede “switch” e roteadores digitais no PIM.
“Jabuti, nunca mais”
Rubens Ometto Silveira Mello, fundador e presidente do conselho de administração do grupo Cosan, é um dos líderes do agronegócio empenhados para que o Senado altere o artigo 20 da reforma tributária aprovada na Câmara Federal. Segundo ele, os estados não podem criar novos impostos que incidam sobre os setores agrícola e de mineração. Na Argentina, onde os produtores são taxados, a economia se desequilibrou, entrando em crise. “Espero que a Frente Parlamentar da agropecuária reaja. Jabuti nunca mais”, disse Rubens.
Cooperação na Tríplice Fronteira
De olho na Cúpula da Amazônia, que acontecerá em 8 de agosto, na cidade de Belém, o presidente Lula promete trabalhar duro na articulação para criar o Foro de Cidades Amazônicas e o Parlamento Amazônico, propostos no último final de semana, em Letícia, na Tríplice Fronteira (Brasil, Colômbia e Peru).
Combate à violência
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA) está promovendo em vários estados o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, que ainda está sendo elaborado pela pasta. Mesmo assim quatro cidades do Amazonas já foram incluídas no projeto: Manaus, Tabatinga, Manacapuru e Iranduba.
Vereador preso
O vereador de Coari, Nelson Adalberto da Silva (PL), o Nelson do Caminhão, foi preso ontem (10), com 89 tabletes de drogas enterrados em um sítio de sua propriedade. Nelson é suspeito de integrar quadrilha de traficantes e de pirataria de rio.
Gilmar reabre processo contra Bolsonaro
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, cancelou uma decisão da Justiça Federal no Distrito Federal que arquivou parte de uma investigação sobre suspeitas de irregularidades e omissões cometidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e por integrantes da sua gestão durante a pandemia da Covid-19. Gilmar quer tudo devidamente esclarecido. A crise sanitária do Amazonas, em 2021, faz parte do processo.
Dança da igualdade
Nesta terça–feira (11), às 20h, o Teatro Amazonas apresentará o espetáculo “Caput Art 5”, que, por meio da dança, faz referência ao artigo 5° da constituição, que defende que todas as pessoas são iguais perante a lei. Realizado pelo Corpo de Dança do Amazonas, o evento é gratuito e livre para todos os públicos.
