PRIMEIRA MÃO

O vai-não-vai da exploração de potássio no Amazonas

Imagem dos estudos da Potássio do Brasil apontam a distância entre as minas e as terras indígenas

David Almeida lança decoração do Natal das Águas, na Ponta Negra

Ex-mulher de Pazuello confirma que “Amazonas foi cobaia do Governo Bolsonaro”

Terça-feira de muita chuva em Manaus, alerta a Defesa Civil

Travessias improvisadas na BR-319 estão prontas para entrar em operação

Enem divulga locais das provas em todo o país

Wilson anuncia início de transplantes renais no Amazonas

Associação de professores da UFAM marca encontro

Lideranças indígenas do Amazonas temem apagão na saúde pública

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O impasse do potássio

A empresa Potássio do Brasil disse que tem expectativa de resolver o impasse em torno da exploração de silvinita em Autazes, ainda este ano. “Temos a expectativa de remover a suspensão do licenciamento ambiental”, disse Adriano Espeschit, presidente da empresa. A declaração foi feita ao jornal Valor Econômico, do Rio de Janeiro.

Terras indígenas

O processo de licenciamento está suspenso desde 2017 em função de uma ação movida pelo Ministério Público Federal. A juíza federal responsável pelo caso, Jaiza Fraxe, foi pessoalmente à área, localizada em Terras Indígenas Mura, e identificou que as minas de potássio iriam ficar muito próximas das aldeias e, ainda, exatamente sobre regiões onde os povos originais praticam a caça e a pesca para subsistência.

Terra de ninguém

Sabe-se que os Mura habitam a região das vilas de Soares e Urucurituba, em Autazes, há mais de 100 anos, mas a Funai nunca reconheceu a área como Terra Indígena. O primeiro pedido de reconhecimento foi feito há mais de 20 anos, mas ninguém deu a menor importância. Foi preciso a Justiça determinar, neste ano, que a Funai faça estudos de demarcação, que até agora não andaram.

David diz como será o Natal em Manaus

O prefeito David Almeida aproveitou o feriado de aniversário de Manaus para anunciar como será o Natal na capital amazonense. O anúncio foi feito na Ponta Negra, na inauguração da primeira decoração natalina da capital.;

Prêmio internacional

David lançou também o prêmio United Earth Amazônia, para homenagear pessoas que se destacam em projetos sociais, ambientais e culturais. A ideia é fortalecer a consciência da população de Manaus para que ela mude de hábitos e em vez de só poluir, passe a contribuir com a preservação do planeta.

Mulher diz que Bolsonaro usou Manaus como cobaia

A ex-mulher do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a dentista Andrea Barbosa, disse que “o Governo Bolsonaro usou Amazonas como “laboratório humano” na pandemia e testava a imunidade de rebanho contra a Covid-19”. Ela publicou em seu perfil no Instagram. O Ministério da Saúde, que rebateu as denúncias.

Mais chuva hoje

Depois da chuva forte de ontem, que causou estragos sem maiores riscos em casas pela cidade, vai se repetir nesta terça-feira. A Defesa Civil já está avisando de alerta laranja para tempestade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva chegou a 2 mm de média nas últimas 24h, na capital amazonense.

Travessia nas pontes desabadas

A “passagem seca” que estava sendo concluída dentro do leito do rio Autaz Mirim, próximo a Autazes, onde desabou a segunda ponte da BR-319 já está operando para travessia de veículos. Segundo o órgão responsável, no rio Curuçá, onde caiu a primeira ponte, as margens foram adaptadas para atracação das balsas que irão fazer a travessia de veículos. As embarcações serão cedidas pelo Governo do Amazonas.

Provas do Enem

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem consultar os locais das provas divulgados na Página do Participante pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste ano, quase 4 milhões de estudantes (3.396.632) estão aptos a realizar o exame nos dias 13 e 20 de novembro.

Transplante renal

O governador do Amazonas e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), anunciou em uma entrevista a uma emissora de televisão que, em 2023, o Hospital Delphina Aziz vai passar a realizar transplantes renais. Este é um anúncio esperado há mais de dez anos pelos pacientes do Amazonas.

Professores da UFAM

A Associação dos Docentes da Universidade do Amazonas (ADUA) vai reunir seus associados no próximo dia 27 de outubro, em um almoço, para comemorar os 43 anos da entidade.

Indígenas temem apagão

O movimento indígena do Amazonas teme um apagão na saúde indígena. Afirmam que essa população aumentou muito no Estado e a Secretaria Especial de Saúde Indígena está precária. As lideranças indígenas estão se mobilizando para a Assembleia Estadual, onde vão escolher representantes titulares e os suplentes que irão participar da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena em Brasília, nos dias 14 e 18 de novembro.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *