
Ausência de ações concretas pelo meio ambiente é algo que tem a omissão de todos
Ponta Negra interditada para banho
Mais de 100 botos morreram na região de Tefé
Rádio Onda Digital comemora dois anos como nova referência em comunicação
Eleições para os conselhos tutelares terão site de esclarecimentos
Vitória Régia escolhe samba enredo neste sábado
Marcha para Exú marca encontro na Praça da Polícia
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
O meio ambiente grita por socorro
A fumaça que envolve Manaus nos últimos dias e a seca dos rios da região, ocupam boa parte de todas as mídias e avançam nas redes sociais, mas essa é uma história que não começou neste ano. Há muito tempo que áreas inteiras da capital perdem verde para empreendimentos públicos ou privados, sem nenhuma preocupação ambiental. Manaus é a capital da Amazônia mas não aparece nem entre as 10 cidades mais arborizadas do país. Falta verde no coração da floresta. Há um silêncio que envolve esse cenário e esse silêncio não é só do poder público.
Falta de compromisso
Entidades empresariais, comerciais e de classe fazem de conta que o meio ambiente é assunto restrito ao governo e prefeitura. Não é. Na realidade o assunto é de todos e deveria envolver universidades e entidades, tais como o Centro das Indústrias, Federação das Indústrias, OAB, Igrejas, entre outras. O que se assiste nesses dias é um espanto momentâneo de algo que vem evoluindo há tempos.
Pouco se faz pelo meio ambiente
Se a capital vive de costas para o meio ambiente, o que dizer do interior? Cursos de engenharia das instituições de ensino do estado, introduziram novas concepções no setor da construção? Algum prédio público no Amazonas utiliza energia solar? Quantas áreas de preservação existem na capital? Qual o tratamento dado ao meio ambiente no ensino nas escolas públicas e privadas? Qual a contribuição real e responsável do poder legislativo nesse assunto? Quantos condomínios estão atentos ao meio ambiente? O certo é que pouco se faz e os arroubos do momento vão passar tão logo a fumaça desapareça e a água volte a subir, até que novas situações do tipo aconteçam, só que serão cada vez mais intensas.
Despedida da Ponta Negra
Este é o último final de semana com a praia da Ponta Negra aberta. O prefeito David Almeida confirmou ontem que até a próxima segunda-feira vai oficializar a proibição de banhos no local. A preocupação com os banhistas decorre tanto do relevo do fundo do rio – onde buracos e sorvedores surgem – quanto da qualidade da água.
Botos estão morrendo
O Instituto Mamirauá apontou em nota oficial que mais de 100 botos já morreram na região do lago de Tefé, por conta das altas temperaturas na água. O laudo oficial com a causa das mortes ainda vai ser emitido, mas o instituto já apontou que há regiões em que a água chegou a 39 graus centígrados.
Queimadas no entorno
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que de julho até ontem (29), foram registrados 14.203 focos de queimadas no Amazonas. Muitos deles estão no entorno de Manaus, principalmente em Iranduba, Itacoatiara e Autazes, o que está causando a fumaceira na cidade.
Rádio Onda Digital, 92.3
Neste domingo (1º) a Rádio Digital 92.3 completa dois anos de existência e comemora uma audiência crescente não só na capital, mas também nos municípios da Região Metropolitana. A empresa do grupo Digital, do empresário Antônio Jr., tem uma programação de bom gosto com música de qualidade e jornalismo responsável.
Eleições nos conselhos tutelares
Candidatos e eleitores dos Conselhos Tutelares de Manaus podem acessar o link eleicoes2023.manaus.am.gov.br para obter informações sobre os nomes dos candidatos, das escolas que serão locais de votação e escolas agregadas. Também será possível acompanhar os boletins de urna no dia da votação, a partir das 17h, horário de encerramento da eleição.
Samba na Praça 14
Neste sábado (30), a partir das 21h, a tradicional escola de samba Vitória Régia vai escolher o seu samba-enredo para o carnaval 2024, em grande festa na sua quadra, no bairro da Praça 14. Entrada liberada.
Marcha para Exu
A partir das 14h deste sábado (30) será realizada a 1ª Marcha para Exú, com o tema “Exú não é Satanás”. Praticantes das religiões de raiz africana vão fazer uma caminhada da Praça da Polícia até a Praça do Congresso, onde um trio elétrico vai festejar as entidades.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777