fbpx

O palanque de Wilson Lima e David Almeida

Amazonino vai pra conversa direta com o eleitor

Eduardo Braga confirma nome do vice

Mesmo fora do PSB, vereador Marcelo Serafim define alternativas do partido e tira apoio a Eduardo Braga

Prefeito de Parintins quer vaga na Assembleia Legislativa

General que é candidato declara ter bens valiosos em Manaus

Universidade Federal do Amazonas de pires na mão

Polícia Federal faz nova ofensiva contra balsas de garimpo no rio Madeira

Tribunal de Contas suspende a compra de utensílios de cozinha em São Sebastião do Uatumã

Prefeitura de Manaus intensifica cuidados com a saúde básica nos próximos sábados

Setores importantes ficaram descobertos na Zona Franca de Manaus pelo novo Decreto do IPI

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Wilson Lima e David Almeida

A convenção do União Brasil, que oficializou a candidatura de Wilson Lima, na quinta-feira (4) à noite, deu uma mostra da força das máquinas do governo estadual e da prefeitura no mesmo palanque. A casa de shows do pagodeiro Uendel Pinheiro, na avenida das Torres, foi pequena para mais de 20 mil pessoas que passaram pelo local. A presença de prefeitos do interior do estado e de lideranças da capital e de municípios foi uma demonstração de força da candidatura.

Leque partidário

Reforça essa leitura, o número de partidos que integram a coligação: são 10 siglas, todas alinhadas pela reeleição de Wilson. Além do União Brasil, estão junto o Avante, Partido Social Cristão (PSC), Partido Liberal (PL), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Progressistas (PP), Patriota, Republicanos e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e o Partido da Mobilização Nacional (PMN), que entrou no barco na última hora.

A estratégia de Amazonino

O candidato Amazonino Mendes retorna neste sábado (6) de São Paulo e vai dar uma nova dinâmica à sua campanha. A nova estratégia é que ele aumente de forma gradual os encontros presenciais com eleitores, usando pequenas reuniões para esse fim. A ideia é mostrar um Amazonino idoso mas com boa capacidade para assumir o comando do estado.

O vice que vai acompanhar Eduardo Braga

O senador Eduardo Braga (MDB) vai anunciar nesta sexta-feira (5) o nome do vice que vai compor a sua chapa para disputar o governo. A convenção que vai oficializar a candidatura de Eduardo começará às 9h, na Casa de Shows Copacabana, na avenida do Turismo. Entre os que estão cotados para vice, encontram-se o ex-deputado João Pedro, indicado oficialmente pelo PT e a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura. Braga passou os últimos dias em muitas conversas com a intenção de construir uma alternativa que viabilize um vice com densidade eleitoral. Quem também anuncia hoje o vice com quem vai caminhar, é o deputada estadual Ricardo Nicolau, candidato ao Governo pelo Solidariedade.

PSB sem Eduardo Braga

O vereador Marcelo Serafim não faz questão de esconder que não reza na mesma cartilha do senador Eduardo Braga. Essa história vem dos tempos em que Marcelo era federal, Eduardo governador e Serafim, o pai de Marcelo, prefeito de Manaus. Eduardo e Serafim entraram em rota de colisão e Marcelo foi à tribuna da Câmara Federal onde metralhou Braga. Rendeu um processo contra Marcelo. De lá pra cá, o vereador range os dentes ao mencionar o nome de Eduardo. Marcelo deixou oficialmente o PSB para se filiar ao Avante, do prefeito David Almeida, mas continua forte no PSB, conforme mostra a decisão do partido que preferiu se aliar à candidatura de Ricardo Nicolau, ignorando a possibilidade de apoio a Eduardo Braga.

O jogo do Prefeito de Parintins

A mulher do prefeito de Parintins, Bi Garcia, Mayra Dias, marcou presença na convenção de Wilson Lima. Ela vai disputar vaga para a Assembleia Legislativa. Bi por sua vez, pelo menos oficialmente, fechou apoio a Eduardo Braga. Parintins é o quarto colégio eleitoral do Amazonas com 67 mil 154 votos.

Os negócios de Pazuello

O general da reserva, ex-ministro da Saúde e candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro, Eduardo Pazuello, declarou seus bens à Justiça Eleitoral e revelou que tem sólidos negócios em Manaus. Ele declarou bens avaliados em 1,2 milhão de reais, sendo que tem cotas da JA Leite Navegação Ltda, empresa de navegação tradicional de Manaus, com mais de 50 anos de fundação, fazendo transporte de cargas e passageiros e ainda a N. Pazuello e Cia Manaus Ltda, que opera em setores variados na administração pública e privada.

Cenário sombrio na UFAM

Professores da Universidade Federal do Amazonas, contaram ao ÚNICO que a instituição enfrenta um de seus piores momentos. Requisições de ajustes de manutenção na infraestrutura das unidades instaladas no campus universitário se acumulam sem andamento. Segundo afirmam, só em relação a aparelhos de ar condicionado, existem mais de dois mil pedidos de manutenção. Até essa data não foram atendidos!

Garimpos são alvo novamente

A Polícia Federal e o Ibama iniciaram nesta quinta-feira (4) uma nova operação para combater o garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, na altura de Autazes (a 111 km de Manaus). Segundo agentes da corporação, 23 balsas já foram queimadas. A região onde está ocorrendo a operação é a mesma em que no ano passado cerca de 130 embarcações foram destruídas.

Talheres muito caros

O auditor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Luiz Henrique Mendes, determinou para a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã que suspenda as compras provenientes do Pregão Presencial 008/2022, no valor de R$ 632,4 mil. O pregão prevê a aquisição de materiais para copa e cozinha, mas o auditor considerou o valor muito alto para os utensílios e, ainda, detectou situações muito estranhas na licitação, que ainda estão sendo investigadas.

Sabadão da saúde

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, anunciam, nesta sexta-feira (5), a realização do “Sabadão da Saúde”, estratégia de fortalecimento de ações de atenção básica voltadas para a população da capital. Os serviços terão como público-alvo as pessoas com confirmação ou suspeita de hipertensão e diabetes, mulheres grávidas, mulheres em idade de realização do exame preventivo do câncer de colo de útero e crianças de 0 a 14 anos que precisam atualizar a caderneta de vacinação.

Ações no STF

As primeiras análises do Decreto do IPI lançado pelo governo Bolsonaro há uma semana, indicam que além do grave prejuízo ao setor de concentrados de refrigerantes, vão ser afetados também os setores de bicicletas e motocicletas elétricas, recém-chegados à Zona Franca de Manaus, além do setor de lavadoras de louças e telas de monitores. E esse é o motivo das novas ações que irão chegar na próxima semana ao Supremo Tribunal Federal (STF): nem tudo foi preservado, como diz a narrativa de Bolsonaro e sua equipe econômica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.