fbpx

O outsider das eleições 2022 tem nome: Tadeu Souza

Confusão geral no PSOL vai terminar na Justiça

Serafim diz que Bolsonaro tem obsessão contra a Zona Franca

Conselho Econômico julga nesta quarta-feira a venda da Refinaria de Manaus

Amazonas Energia apela para a Aneel para aumentar o valor das contas de luz

Suframa promove seminário sobre petróleo e gás em Manaus

Festa para as Filhas de Maria Auxiliadora

Prefeitura vai intensificar a vacinação contra 18 doenças em crianças e adolescentes

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

O novo nome na corrida eleitoral

No dia 15 de agosto de 2021, o ÚNICO publicou a matéria “O sonho outside do prefeito David Almeida”, quando ele mencionava o nome de Tadeu de Souza como possibilidade real para as eleições de 2022. Quase um ano depois, ontem (2) o governador Wilson Lima anunciou Tadeu de Souza, como o seu vice na disputa eleitoral, atendendo a indicação que havia sido feita horas antes por David.

Um técnico qualificado

Amazonense de Manaus, Tadeu passou parte da infância no município de Manacapuru. Retornou a Manaus na década de 80, tendo realizado seus estudos do ensino médio na Fundação Matias Machline. Cursou Direito na Universidade Federal do Amazonas, trabalhou na Justiça Federal e em 2004 foi aprovado em concurso para a Procuradoria Geral do Estado. Em 2017, durante o mandato tampão de David no governo, ele assumiu a função de Procurador Geral do Estado. Presidiu a comissão de transição do prefeito David, ocupando desde então o cargo de Secretário da Casa Civil da Prefeitura de Manaus.

Menino do Morro

Casado e pai de três filhos, Tadeu viveu boa parte da adolescência em bairros como Morro da Liberdade, Raiz e São Francisco. Vem daí a relação com o prefeito David que terminou por criar um grupo de amigos conhecidos como os “Meninos do Morro”, que alimentava o sonho de um projeto político que começou a se concretizar quando David se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 2006. Tadeu atua com desenvoltura nos bastidores e tem habilidade na condução de conversas técnicas e políticas.

Briga geral no PSOL

O advogado Marcelo Amil entrou na Justiça com um mandado de segurança, para garantir a sua candidatura ao governo pelo PSOL. Dirigentes de outras tendências do partido, alegam que ele não cumpriu normas que foram definidas em congresso do partido e por isso, não pode ser candidato.

Bolsonaro contra a Zona Franca

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) diz que todas as movimentações do Palácio do Planalto, em relação ao Amazonas, mostram que Bolsonaro tem uma obsessão em prejudicar a Zona Franca de Manaus. O Comentário foi feito em função de mais um decreto federal, reduzindo incentivos para empresas da Zona Franca. Nessa grita geral contra o novo decreto, o coordenador da bancada do Amazonas no Congresso, senador Omar Aziz (PSD) disse que vai voltar ao STF para uma nova ação, o senador Eduardo Braga disse que era “decisão de malandragem” e o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) afirma que o decreto “burla” a decisão do Supremo.

Vendeu ou não vendeu a Reman?

O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai julgar nesta quarta-feira (3) a validade da venda da Refinaria Isaac Sabbá (Reman). Os membros do Cade não chegaram a um consenso sobre a aprovação ou não da operação e essa dificuldade pode levar a um pedido de vistas. Aí, a coisa toda para sem dia para voltar.

Reajuste na energia

A Amazonas Energia apresentou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um pedido de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) para compensar os impactos de alteração na tributação do ICMS no estado, por conta de uma lei aprovada na Assembleia Legislativa do Amazonas. Cálculos iniciais apontam que pode haver aumento médio de 10% para todos os consumidores. A consulta pública acontece de maneira virtual, de 3 de agosto a 16 de setembro (com sugestões enviadas para e-mail [email protected]). Em Manaus, haverá uma audiência pública no dia 31 deste mês.

Petróleo e gás

Estão abertas as inscrições para o “Fórum de Óleo e Gás” que será promovido pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta quinta-feira (4). De acordo com a Suframa, o encontro tem o propósito de discutir diretrizes e alinhar ações efetivas para a consolidação do setor de Óleo e Gás Natural na região. O evento vai reunir especialistas e representantes do setor privado.

Maria Auxiliadora

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, mais conhecidas como Irmãs Salesianas, dos colégios Santa Terezinha, Madre Mazzarello, Casa Margarida e Colégio Auxiliadora, está completando 150 anos desde a sua fundação na Itália. As comemorações começam hoje (3) e vão até sexta-feira (5).

Busca ativa das crianças

A Prefeitura de Manaus irá intensificar a busca por crianças e adolescentes que estão com o calendário básico de vacinação incompleto, durante a realização da Campanha Nacional contra a Poliomielite e de Multivacinação, entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro. Serão oferecidos 18 imunizantes que compõem o calendário básico. Em Manaus, serão 171 salas de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abertas das 8h às 17h. Também haverá postos volantes.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.