O manejo do Pirarucu pelos indígenas do Vale do Javari

Experiências com o manejo e o turismo em Atalaia do Norte

Município investe em parceria com indígenas

A Coordenadora Geral do Ministério dos Povos Indígenas, Chirley Pankará, conheceu em Atalaia do Norte (a 1.136 quilômetros de Manaus) experiência inovadoras na região, desenvolvidas por indígenas em parceria com a prefeitura do município.
A coordenadora viajou à comunidade de São Rafael, um dos núcleos da prática do manejo entre os povos Kanamary, Mayuruna e ribeirinhos da região. Chirley Pankará foi acompanhada pelo prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva (UB).

Pankará veio conhecer o manejo dos pirarucus feito pelos “parentes”(que é como os indígenas do Brasil se reconhecem) de Atalaia do Norte. “Estamos aqui aprendendo porque venho do povo da caça e aqui é a festividade da pesca”, declarou a representante Pankará.
O prefeito Denis Paiva, ressaltou o trabalho que a administração vêm realizando em parceria com as comunidades e populações tradicionais. “A prática do manejo é uma das pontas da nossa política de valorização, fortalecimento e proteção da populações indígenas do Vale do Javari e em especial às que pertecem ao município de Atalaia do Norte”, afirmou.
“Nossa gestão tem feito um trabalho de aproximação para dar suporte às mais de 65 aldeias investindo em casas de saúde, escolas, internet e suportes como canoas e maquinário de apoio como motores”, destacou.

Inauguração

Além de acompanhar as festividades da pesca manejada do pirarucu, Chirley Pankará participou da inauguração da segunda Casa de Atenção ao Turista na comunidade de São Rafael.
“É minha primeira vez na região, é minha primeira visita a esse Estado e estar participando da inauguração desse espaço voltado aos visitantes é de suma importância”, avaliou.
O prefeito Denis Paiva disse que a inauguração é parte de um projeto que busca valorizar o turismo como alternativa econômica sustentável para Amazônia.
“Temos políticas públicas voltadas para um novo marco no desenvolvimento do turismo na região do Vale do Javari esse marco tem início hoje com a inauguração da segunda Casa de Apoio ao Turista na comunidade de São Rafael. Esta iniciativa promete trazer mais conforto e suporte aos visitantes que exploram essa rica e diversificada área amazônica”, explicou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *