PRIMEIRA MÃO

O fim da reeleição no Senado

Plenário do Senado Federal, onde será analisado o fim da reeleição (Foto: Agência Senado)

Mais tempo de mandato para deputado e senador

Por falta de segurança, Universidade fecha acesso ao público

Congresso Espírita em Manaus

Mãe e irmão de Djidja já estão presos

Histórico familiar beira a insanidade

Palestinos fazem manifestação em Manaus

Uso de plantas medicinais volta à pauta da saúde pública

Sextou! Hoje tem futsal e shows gratuitos

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Senado definirá o fim da reeleição

O fim da reeleição no Brasil chegará neste mês de junho ao Senado, com os senadores bem divididos em relação ao assunto. A proposta inicial é que se acabe com a reeleição a partir de 2030, com os mandatos de prefeitos e governadores passando de quatro para cinco anos. Mas há também a proposta que a mudança seja implantada a partir de 2026.

Mudança no mandato de parlamentares

Outra alteração é quanto à mudança nos mandatos de federais e senadores. Deputados passariam de quatro para cinco anos e, no caso dos senadores, seria de oito para dez anos de mandato.

Congresso Espírita

Até domingo (2) acontece no Studio 5, em Manaus, o 9º Congresso Espírita Amazonense, numa promoção da Federação Espírita Amazonense. Palestrantes de referência nacional, como o psicólogo Rossandro Klinjey e o escritor Haroldo Dutra Dias, participam do encontro.

Universidade fecha acesso

A UNIP comunicou oficialmente que vai fechar, a partir deste sábado (1), o acesso por dentro do seu campus, que permite a passagem de veículos entre a avenida Mario Ypiranga e o bairro do Parque 10. O motivo seria a falta de segurança. Reduz as alternativas a centenas de motoristas.

Prisão no caso Djidja

Estão presos desde ontem à tarde a mãe e o irmão de Dilemar Cardoso, a Djidja, ex-sinhazinha do Boi Garantido. Cleusimar Cardoso Rodrigues e Ademar Farias Cardoso Neto foram presos em casa, na Cidade Nova, no mesmo local onde Djidja morreu. A gerente do salão de beleza, Verônica da Costa Seixas também está presa.

Insanidade em família

A história por trás da morte de Djidja tem contornos de insanidade e parece ter saído da mente de roteiristas de filmes de horror. Há uma suposta seita por trás do consumo de entorpecentes, liderada pela mãe e irmão da sinhazinha, que aliciava pessoas para o consumo de drogas. A loucura é tanta que a advogada da família já alegou “incapacidade mental” de Cleusimar e Ademar.

Prevenção

Embora exponha a vida de uma pessoa querida entre os amazonenses, os fatos precisam ser revelados para que outras pessoas não caiam na mesma armadilha.

Ervas medicinais na saúde pública

O Conselho Municipal de Saúde estuda o projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, para ampliação do uso de plantas medicinais e fitoterápicos na rede pública de saúde. É uma volta às origens amazônicas, cujos povos originários sempre se utilizaram de plantas medicinais.

Manifestação pró-Palestina

Neste sábado (1), a Juventude Árabe Palestina do Amazonas vai realizar uma manifestação em frente no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas, a partir das 16h. Eles chamam atenção para o massacre que acontece no sul de Gaza.

Happy hour na Ponta Negra

Nesta sexta-feira (31), tem happy hour na Casa de Praia, com o cantor Gabriel Bevilaqua fazendo um show acústico com as melhores Músicas Populares Brasileiras (MPB). Na sequência, o compositor Wallison vai mostrar suas obras autorais. A partir das 18h.

Futsal na Arena

Hoje o time de futsal Estrela do Norte/Manaus Futsal disputa seu primeiro jogo em casa, na Arena Amadeu Teixeira, contra o Cruzeiro. A partida começa às 19h e os ingressos custam R$ 20,00, na bilheteria.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *