
Bancada federal e prefeitos têm conversa com o governador
Reforma tributária precisa de “paitrocínio” ou uma “mãetrocínio”
Representante das indústrias apresentam alternativas para a Zona Franca
Prefeitos se mobilizam para contestar queda de população e de arrecadação
A hora da verdade para Parintins pós-festival
Divas da música nacional e internacional recebem homenagem no Teatro Amazonas
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Pronto para novas missões
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade é o nome que circula nos bastidores como sendo o coringa do governador Wilson Lima, tanto em relação às eleições do próximo ano, quanto para as de 2026.
Bancada se reúne com Wilson
A reforma tributária será o assunto da reunião, marcada para esta terça-feira (4), da bancada de deputados e senadores do Amazonas com o governador Wilson Lima e assessores técnicos da Sefaz. O evento acontecerá a partir das 15h30, na sala de reuniões da Liderança do PSD no Senado, em Brasília.
Governadores criticam reforma
Governadores de vários estados não concordam com a proposta de criação do conselho federativo, que está esquentando o debate na reforma tributária no Congresso Nacional. Eles veem a proposta como uma forma de tirar dos estados a autonomia para gerir suas próprias receitas. O Conselho, se aprovado, vai dar as cartas sobre a gestão da arrecadação do novo Imposto sobre Bens e Serviço (IBS), tributo que vai unificar o ICMS e o ISS.
Unificação de impostos só em 2033
Os governadores querem a unificação do ICMS com o ISS só em 2033 e não a partir de 2029, como pretende o relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Para ele, a unificação ocorreria de forma gradual entre 2029 e 2033.
Quem banca a reforma?
Analistas concordam: nada fácil fazer uma Reforma Tributária, onde todos querem ganhar. Por isso dizem que é preciso um patrocinador a fim de viabilizar a reforma. Ou uma “mãetrocinio”. O principal agente desse processo é o Governo Federal.
Prefeitos em Brasília
Prefeitos do Amazonas também já estão em sintonia com a bancada e o governador Wilson Lima, em Brasília, para levarem à Confederação Nacional dos Municípios suas reivindicações contra o atual censo do IBGE, que vai causar perda de arrecadação nos municípios. O ÚNICO acompanha esta reunião.
Cieam também se mobiliza
Representantes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas estiveram no Congresso Nacional, levando novas sugestões para o texto final da reforma tributária. Jeanete Portela, membro do Cieam, revelou que o texto do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) já contempla a manutenção do Polo Industrial de Manaus, mas que a entidade sugeriu pequenas alterações na redação.
Parintins: hora de cair na real
Depois do show de Caprichoso e Garantido, Parintins agora vai cair na real e enfrentar o drama da redução de receita causada pelo Censo de 2022, do IBGE. De 115.465 habitantes, o município encolheu 5,55%, passando para 96.372 moradores conforme o levantamento demográfico, o que implicará, inevitavelmente, na queda de receita.
Show na terra das Divas
O Teatro Amazonas apresenta hoje o espetáculo ‘Divaland’, uma homenagem a artistas femininas internacionais e brasileiras, como Elza Soares, Gal Costa, Lady Gaga, Lana Del Rey, Madonna e Rita Lee. As aprsentações terão a participação do Balé Folclórico do Amazonas (BFA), Madrigal do Amazonas e Orquestra de Câmara do Amazonas (Oca). Os ingressos estão à venda em https://shopingressos.com.br/comprar/1335/DIVALAND_-_05_07.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777