PRIMEIRA MÃO

O Braço de Ferro do governador Wilson Lima

Governador do Amazonas, Wilson Lima (Foto: Secom)

Partidos se unem contra o prefeito

Manaus é o quinto município mais rico do Brasil

Roberto Cidade quer saber planos da prefeitura

Chuva invade a sede do Procon/AM

Rio Negro sobe e Ponta Negra pode ser liberada

Município faz homenagem a Amazonino Mendes

Ex-deputado confirma filiação ao PL; será candidato a vereador

Novo Airão comemora aniversário nesta segunda, com vários shows

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Braço do ferro do governo

Para o governo Wilson Lima, este final de 2023 está mais tenso do que poderia estar. No início do ano, a Sefaz notificou que seria necessário o contingenciamento de 30% do orçamento a toda administração, ou seja, a orientação era empenhar até 70% do orçamento. Wilson Lima aprovou, mas a maioria dos secretários não, e empenharam além da conta.

Força dentro do governo

No entendimento de alguns interlocutores do governo que conversaram com o ÚNICO, Wilson Lima se ressente de um braço de ferro, um assessor para se ater a esse tipo de questão, com o poder para dizer NÃO.

Manaus sobe no ranking do PIB

O levantamento do PIB municipal de 5 mil 570 cidades brasileiras, feito pelo IBGE, no ranking das economias municipais, revela que Manaus passou a ocupar o 5º lugar, ultrapassando Curitiba que passou para o 6º lugar. O levantamento teve como base dados de 2022 a 2021. O PIB per capita de Manaus é 45.782,75 reais, superior à média nacional de 42.247,52.

PIB das capitais brasileiras

Segundo o estudo do IBGE a classificação das cinco primeiras capitais, com base no PIB municipal, é a seguinte: 1º São Paulo, 2º Rio de Janeiro, 3º Brasília, 4º Belo Horizonte, 5º Manaus.

Articulação contra o prefeito

Os partidos PT, PV, PCdoB, PDT, PSOL e Rede vão caminhar juntos nas eleições de 2024, contra o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, que é candidato à reeleição. Teve reunião neste sentido no final de semana em Itacoatiara.

Roberto Cidade diz que espera informações da prefeitura

O deputado Roberto Cidade – pré-candidato à Prefeitura de Manaus – divulgou que está há dois meses esperando informações sobre o plano de ação para o período de chuvas na capital. “Enviei requerimento em outubro e até o momento não recebemos informações sobre tal plano”, disse ele.

Temporada da chuva

Com um final de semana de chuva forte, foram muitas as cenas de ruas alagadas em Manaus e veículos levados pela enxurrada. Foram nove ocorrências no sábado e oito no domingo. Nenhuma vítima.

Chuva impede atendimento no Procon

A sede do Procon em Manaus foi atingida pela chuva de domingo. O órgão emitiu nota avisando que os trabalhos estão suspensos nesta segunda-feira (18).

Rio Negro sobe

Nesta segunda-feira (18) se completam os primeiros 30 dias da subida do rio Negro, após o período de seca extrema. Em um mês, o rio subiu 3 metros e manteve média de subida acima dos 10 cm diários, na última semana. A prefeitura de Manaus pediu uma avaliação ao Serviço de Geologia do Brasil sobre a possibilidade de liberar o banho na Ponta Negra.

Homenagem a Amazonino

A Prefeitura de Eirunepé inaugurou uma estátua em tamanho natural de Amazonino Mendes, falecido em fevereiro deste ano. O filho de Amazonino, Armando Mendes, prestigiou o ato.

Chico Preto se prepara

O ex-deputado estadual Marco Antônio Chico Preto anunciou para a próxima sexta-feira (22) sua filiação ao Partido Liberal (PL). Chico vai disputar uma vaga na Câmara Municipal de Manaus.

Cargos no Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Amazonas foi proibido de criar 120 cargos comissionados – aqueles que não precisam de concurso para serem preenchidos. Se o MPAM está assim, valha-nos quem?

Festa em Novo Airão

Nesta segunda (18), a cidade de Novo Airão completa 68 anos, com shows gratuitos no Centro Cultural, a partir das 20h. Na programação, estão os artistas Marília Tavares, Grupo Yarawá, Lucas Moura e Maykinho.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *