fbpx

PRIMEIRA MÃO

O Aterro do Tarumã é a pauta de hoje na Assembleia

Aterro sanitário, já em construção, estará sob debate na Assembleia Legislativa nesta quarta (Foto: Divulgação)

O novo comando na Secretaria de Segurança do Amazonas

Wilson Lima avisa em Brasília: se Reforma Tributária prejudicar a Zona Franca, a floresta vai queimar

Plínio Valério quer ouvir o homem forte da Fundação Amazonas Sustentável

Prefeitura diz que viagem de David Guetta a Manaus terá compensação ambiental

Dinamarca anuncia R$ 110 milhões para o Fundo Amazônia

Indígena quer ser ministra do Supremo Tribunal

Hoje tem Rossini, Beethoven e Tchaikovsky no Teatro Amazonas, gratuitamente

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Aterro do Tarumã – Dia D é hoje

A construção de um aterro sanitário em uma Área de Proteção Permanente localizada na BR-174, será debatida nesta quarta-feira (30) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas, sob o comando do deputado Sinésio Campos (PT), que é contra o empreendimento que ameaça o Rio Tarumã-Açu.

Conselheiro do TCE marca presença

O ex-deputado Josué Neto, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), deverá participar dessa audiência. Ele tem feito várias manifestações públicas contra o projeto.

Segurança Pública

O governo agiu rápido e ontem mesmo exonerou o general Carlos Alberto Mansur, da Secretaria de Segurança Pública. Em nota oficial, justificou a saída do general: “ com o objetivo de que não haja qualquer tipo de interferência nas investigações coordenadas do Ministério Público do Estado e Polícia Federal, que resultaram na operação Comboio, deflagrada na terça-feira (29).

Cúpula da Segurança também afastada

A nota do governo destaca que “os servidores efetivos e alvos da operação também foram imediatamente afastados”. Além do secretário, outras cinco pessoas foram alvo da operação. Os nomes não foram divulgados, mas sabe-se que há um delegado envolvido, dois capitães e um coronel da PM e, ainda, o filho de Alberto Mansur, Victor Mansur.

Extorsão de criminosos

A operação revelou que havia “cadeia de comando” na cúpula da SSP, para ordenar a operação da quadrilha: com informações privilegiadas sobre grupos criminosos, eles montavam um “comboio” de viaturas oficiais e iam atrás desses criminosos para exigir dinheiro, objetos de valor e até drogas. Esse é só o começo do novelo.

Corrida pela cadeira de secretário

Há sinalizações fortes de que o atual comandante da PM, coronel Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, deve ser confirmado hoje para ocupar a titularidade da SSP, embora haja quem aponte concorrências como a do bolsonarista Capitão Alberto Neto, deputado federal, até a deputada estadual Alessandra Campêlo.

O recado de Wilson Lima

Durante reunião dos governadores ontem (29) no Senado, a fim de discutir o projeto de Reforma Tributária, o governador Wilson Lima foi claro: disse que a Zona Franca é um projeto responsável por milhares de emprego no Amazonas e caso se torne inviável na Reforma Tributária, a preservação da floresta estará ameaçada. “Será uma das principais alternativas econômicas e de sobrevivência para a região”, afirmou.

CPI das ONGs quer ouvir Virgílio Viana

O senador Plínio Valério quer saber como a Fundação Amazonas Sustentável, ONG controlada por Virgílio Viana, usa os recursos públicos e estrangeiros que recebe. O senador aprovou na CPI das ONGs um convite para que Viana vá até à comissão prestar os esclarecimentos.

Sustentabilidade no #SouManaus

A Prefeitura de Manaus informou que a viagem do DJ David Guetta para Manaus, para sua apresentação no Festival #SouManaus 2023, vai ter compensação ambiental. Isso porque o artista vai usar jatinho particular para se deslocar e, ao sair da Espanha para a capital amazonense, vai gerar impactos ambientais.

Fundo Amazônia ganha mais recursos

A Dinamarca anunciou ontem que tem a intenção de doar 150 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de R$ 110 milhões) para o Fundo Amazônia, no período entre 2024 e 2026. A Dinamarca é o quinto país a participar do Fundo, desde que ele foi reativado pelo presidente Lula. Já se comprometeram os Estados Unidos, Reino Unido, União Europeia e a Suíça.

Indígena no STF

A presidente da Funail Joênia Wapichana, de Roraima, está se candidatando à vaga no Supremo Tribunal Federal, que será aberta com a aposentadoria da atual ministra Rosa Weber. Wapichana é formada em Direito pela Universidade de Roraima e tem mestrado em direito internacional pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Ela também foi a primeira advogada indígena a atuar no Brasil e primeira deputada indígena a ser eleita no país.

Clássicos no Teatro Amazonas

A Orquestra Amazonas Filarmônica apresenta nesta quarta-feira (30), no Teatro Amazonas, o espetáculo “Variações Rococó e Beethoven, Sinfonia 4”. Com regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, a programação começa com Rossini – Abertura de La Scala di Seta e depois segue para Tchaikovsky, com Variações sobre um tema rococó op. 33 e, por fim, Beethoven – Sinfonia nº 4. O espetáculo começa às 20h, com entrada gratuita.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *