PRIMEIRA MÃO

Número de armas na Amazônia cresceu acima de 90% em um ano

Procuradoria Geral da República apresenta denúncia contra governador

Deputado do PT leva cutucada de ministro do governo

Profissionais da área de Saúde cobram pagamento do secretário Anoar

Yara Lins assume a presidência do Tribunal de Contas do Estado

Festa no aniversário da Vitória Régia

Chineses estão de olho na Zona Franca

Acadêmicos de Brasília vêm conhecer a Amazônia

Mulheres unem negócios e lazer no Palacete Provincial nesta sexta

Começa hoje o Boi Manaus, no Sambódromo

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Armas na Amazônia

O total de registros ativos no Sistema Nacional de Armas nos estados da Amazônia, em 2022, foi de 219 mil e 802 armas de fogo, o que representa um crescimento de 91% em relação ao ano anterior, quando eram 115 mil e 92 armas. Os números são do Estudo do Fórum Nacional de Segurança Pública que traça um amplo quadro sobre segurança pública.

Presença das facções

Composta por nove estados brasileiros, a Amazônia Legal, tem a maior taxa de mortes violentas intencionais (homicídios) do Brasil. Os dados são do relatório Cartografias da Violência na Amazônia, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Mãe Crioula. Relatório informa que pelo menos 22 facções do crime organizado estão presentes na Amazônia. A taxa média de mortes violentas intencionais na Amazônia no ano de 2022 foi 45% superior à média nacional.

Denúncia contra governador

A Procuradoria-Geral da República denunciou o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), por cinco crimes, incluindo organização criminosa e corrupção. O órgão pede que Cameli seja afastado até o fim das investigações. Os crimes teriam causado prejuízo de quase R$ 12 milhões aos cofres públicos.

Família também

Além do governador, também foram denunciados a esposa e dois irmãos de Cameli. Ao todo, são 13 pessoas, entre servidores, empresários e pessoas que teriam atuado como “laranjas”.

Deputado voa baixo com ministro

Durante discussão no plenário da assembleia, sobre o aeroclube de Manaus, o deputado Sinésio Campos (PT) disparou ligação para o ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, colocando no viva voz. Tentou agendar uma visita do ministro a Manaus dia 7, o ministro disse que não podia; tentou dia 11, o ministro alegou que tinha compromisso. Quis iniciar uma discussão sobre o transporte aéreo no Amazonas e o ministro disse que estava discutindo o assunto com a bancada federal. Ainda citou Omar e Eduardo.

Associações de saúde cobram secretário Anoar

Profissionais de 15 cooperativas médicas comunicaram que a partir desta sexta-feira (1) vão reduzir os atendimentos não-emergenciais nas unidades hospitalares da rede estadual de Saúde. Afirmam que a Secretaria Estadual de Saúde, comandada pelo urologista Anoar Abdul Samad, não está fazendo o pagamento das cooperativas dos anos de 2021, 2022 e ainda dos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.

Posse no Tribunal de Contas

Nesta sexta-feira (1) a conselheira Yara Lins, assume a presidência do Tribunal de Contas do Estado, pelo biênio 2024/2025, substituindo o conselheiro Érico Desterro.

Festa na Praça 14

Neste 1º de dezembro, a tradicional Escola de Samba Vitória Régia comemora aniversário de 48 anos, com muita festa a partir das 21h, na quadra da escola no bairro da Praça 14. A entrada é gratuita.

Mais chineses na Zona Franca

Só nesta semana, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, recebeu duas delegações de empresas chinesas que estão de olho na Zona Franca de Manaus. A mais recente foi a Haian Rubber Group Co. Ltd, que produz pneus gigantes para o segmento de caminhões de mineração. Bosco aponta que esse interesse é resultado da participação da Suframa na 23ª China International Fair for Investment and Trade (CIFIT), realizada nos dias 8 e 11 de setembro, naquele país.

Universitários na Amazônia

Um grupo de estudantes da Universidade de Brasília (UnB) embarca neste sábado (2) para uma vivência de 22 dias por quatro estados da Amazõnia – Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. A ideia é que eles conheçam a realidade amazônica de perto e, em seus trabalhos acadêmicos, proponham soluções inovadoras para os problemas regionais.

Empreendedorismo e lazer

Começa nesta sexta-feira a 11ª edição da Expomulher, no Palacete Provincial (Praça da Polícia), onde mulheres empreendedoras vão expor seus produtos artesanais e, ao mesmo tempo, participar de apresentações culturais e oficinas de negócios. A abertura será às 9h e às 11h a cantora Simone Ávila se apresenta. Vai ter também sorteio de brindes, às 16h e a programação continua durante todo o sábado (2).

Primeira noite do Boi Manaus

Adiada pelo fumaceiro que tomou conta de Manaus em outubro, a festa de aniversário de Manaus começa nesta sexta-feira, no Sambódromo, a partir das 19h. O “Boi Manaus 2023” terá 22 atrações nesta noite, começando com Wanderson Rodrigues (foto) e Nenê do Boi, e seguindo até as 2h da madrugada. A entrada é gratuita, mas menores de 12 anos não podem participar.

Wanderson Rodrigues faz a abertura do Boi Manaus nesta sexta (Foto: Divulgação)

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *