Novos projetos da Zona Franca de Manaus serão beneficiados pela nova regra dos PPBs

Próxima reunião do CAS acontece na primeira quinzena de outubro

Suframa já tem 30 projetos prontos para serem votados

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – A próxima reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS) está prevista para acontecer na primeira quinzena de outubro, segundo informou ao ÚNICO o superintendente Bosco Saraiva e os projetos que estarão na pauta já vão ser alcançados pela nova regra de prazo do Processo Produtivo Básico (PPB).
Segundo Saraiva, a pauta da reunião da CAS já tem 30 projetos prontos para serem votados. A reunião será presidida pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, de forma virtual.

Menos prazo para o PPB

Na última terça-feira (19), o Senado aprovou o projeto de lei 1077/2019, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) e relatado naquela casa legislativa pelo senador Omar Aziz (PSD). A proposta altera o decreto-lei 288 de 1967, o mesmo que criou Suframa, e estabelece prazo de 120 dias para o Executivo fixar estes Processos Produtivos Básicos. Esses 120 dias começam a contar da data de protocolização do projeto industrial junto ao Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos.
O PPB é um conjunto mínimo de operações fabris que a empresa deve cumprir como contrapartida aos benefícios fiscais que recebe da ZFM.

Agilização

“A medida aprovada no Senado ajudará consideravelmente a agilização das análises dos PPBs, instrumento necessário para implantação, modificação ou diversificação de projetos do Polo Industrial de Manaus”, disse Bosco Saraiva.
O projeto de lei aprovado vai à sanção do presidente Lula, que deverá fazê-lo após retorno da viagem aos Estados Unidos, onde participa até esta quinta-feira (21) da 78ª Assembleia-Geral da ONU.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *