R4vxaaAy_400x400
BBB e o Congresso Nacional

Por: Ademir Ramos

Professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

No ABC da Política a Salvaguarda da Democracia Contra os Bolsonaristas

WhatsApp Image 2024-01-13 at 12.18.26

Ademir Ramos

Quanto à posição ideológica no jogo da política estamos além do Garantido e Caprichoso. O Garantido agrega a galera encarnada e o Caprichoso a do azul e dessa forma, sob a força do Direito, eles definem suas identidades respeitando a especificidade de cada agremiação estando um para o outro legitimado pela vontade popular.

Está além, não significa que seja melhor ou pior do que o cenário festivo do Boi Bumbá. No passado, na arena política os parlamentares eram definidos por sua posição assentada no plenário constituinte.

Os da esquerda e os da direita e assim a palavra era facultada. Sendo que os da direita eram prisioneiro do passado pautando-se por valores conservadores, oligárquicos e muitas vezes reacionários e historicamente retrocados ungidos pela crença palaciana eclesiástica.

Os da esquerda, a partir do século 18 com a revolução industrial identificam-se com o liberalismo enquanto expressão da economia de mercado sob a orientação dos economistas ingleses sustentado pela formação do Estado Moderno contrapondo-se à monarquia aristocrática numa perspectiva de consolidação da Democracia burguesa, sobretudo, após a revolução francesa, com ampla repercussão no Brasil e demais nações.

No campo da esquerda a questão social marcada pela desigualdade e pela exploração do trabalho tornou-se mais acentuada a partir das lutas operários na Inglaterra, em destaque a manifestação dos anarquistas franceses e do posicionamento do Karl Marx e Friedrich Engels consumado no Manifesto Comunista (1848), resultando enfim na revolução de 1917, quando os comunistas passaram a dominar e controlar o Estado na Rússia em nome do proletariado.

Enquanto o Garantido e o Caprichosa bailam no seu quadrado. Na político a flexibilidade ideológica permeia o centro e as extremidades. Contudo, seja a direita e a esquerda – conservadores e progressistas – disputam o controle do Estado movidos pela concentração de riqueza nas mãos de poucos ou pela formação de uma economia política que promova a igualdade e a inclusão social como instrumento de justiça qualificando as políticas públicas em atenção a todos e todas no campo e nas cidades.

O movimento desses atores na política vem sendo regido pelo Contrato Social contra os extremos. Contudo, os fatos ocorridos nos Estados Unidos da América com a invasão do Capitólio, no dia 6 de janeiro de 2023, bem como o desfecho do governo bolsonarista no Brasil, no dia 8 de janeiro de 2023, marcado pelos atos antidemocráticos com propósito golpistas de reatar o regime ditatorial no País reuniu forças tanta na direita conservadora quanto na esquerda para repudiar e rechaçar os golpistas fascitas/bolsonaristas movendo os meios legais necessários para julgá-los exemplarmente nos tribunais da Justiça e da História em defesa da ordem constitucional.


Qual sua Opinião?

Confira Também