Na China, Wilson Lima visita sede de empresas da ZFM

Governador conheceu a BYD e a TCL em suas cidades de origem

Ele destacou a importância dos investimentos chineses na Zona Franca

O governador Wilson Lima visitou, nesta quinta-feira (11), a sede das empresas chinesas BYD e TCL, que operam no Polo Industrial de Manaus. Na ocasião das visitas, o governador destacou a importância da parceria das empresas estrangeiras de países como a China, que investem na Zona Franca de Manaus e, consequentemente, contribuem para a manutenção de 97% da cobertura natural preservada em território amazonense

Juntas, TCL e BYD geram mais de 1,2 mil empregos diretos. Com outras sete empresas de origem chinesa instaladas no Polo Industrial de Manaus o número de vagas preenchidas por trabalhadores do Amazonas é de 5,2 mil.

Mais investimentos

Wilson Lima comentou sobre a expectativa de novos investimentos das empresas no Amazonas, nos próximos anos.

“Há possibilidade de a gente ter novos investimentos da BYD nos próximos dois anos, uma vez que ela tem dominado o mercado de carros elétricos. Na TCL também foi uma visita muito importante para entender quais os novos produtos que estarão no mercado e, também, as possibilidades no estado do Amazonas”, resumiu o governador Wilson Lima.

BYD e TCL

A empresa de veículos elétricos BYD, possui três fábricas no Brasil, sendo uma na Zona Franca de Manaus, dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

A multinacional chinesa de eletrônicos TCL, no Brasil, juntou-se à empresa brasileira Semp, formando a Semp TCL, para oferecer ao mercado do país produtos como televisores e condicionadores de ar.

Empresas chinesas no PIM

A presença de empresas chinesas no Polo Industrial de Manaus vem desde a década de 1970 e cresce a cada década. Estão ainda no PIM a Gree, TPV, Wasion, Todaytec, Nansen, I-Sheng, Hikvision e Futura, voltadas para a produção em segmento como eletroeletrônicos (ar-condicionado, televisores, câmeras de circuito de segurança, placas, fios e cabos e outros).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *