Mutirão de vacinação vai ter horário estendido para atender idosos

Vacinas estão disponíveis para primeira e segunda doses do público em geral

Continua suspensa a imunização de adolescentes a partir de 12 anos

Vacinação

A Prefeitura de Manaus vai ampliar o horário de vacinação contra a Covid-19, nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), para atender os idosos acima de 70 anos, que já tomaram a segunda dose de vacina contra a Covid-19 há mais de seis meses e estão aptos à terceira dose, que precisam ser levados por filhos ou parentes que trabalham no horário comercial. Nesta sexta, o horário vai até as 19h e no sábado, até as 18h. É preciso consultar o site Imuniza Manaus para identificar os locais com horários estendidos.
No mutirão de vacinação de hoje e amanhã, governo e prefeitura precisaram “pulverizar” os pontos de vacinação em várias escolas nos bairros, para facilitar o acesso dos idosos.

Nos locais também estão sendo disponibilizadas a primeira dose, para quem ainda não tenha ido se vacinar, e a segunda dose, para os que já estejam no prazo para concluir o esquema vacinal.

Adolescentes

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, disse hoje, sobre a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, que o assunto ainda não foi esgotado. “Foi uma suspensão temporária, atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde. Ainda na tarde de hoje (sexta), teremos reunião da Comissão Intergestores Bipartite, a CIB, da qual poderão sair novos direcionamentos”, informou.
Desde que começou a vacinar esse público, no dia 13/8, os jovens com comorbidades, e no dia 14, os da população geral, receberam a primeira dose 170.282 adolescentes, o que corresponde a 71,8% do total estimado desse grupo.

Redução de prazo

A secretária Shádia Fraxe informou, ainda, que o Ministério da Saúde autorizou a redução do intervalo para a segunda dose do imunizante Pfizer/BioNTech para oito semanas (60 dias). Desde o início da utilização dessa vacina, o MS orientou a aplicação da segunda dose com prazo de 84 dias. “Quem tiver tomado a vacina Pfizer deve consultar logo o Imuniza Manaus para conferir a nova data para fechar o esquema vacinal”, sugeriu.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *