Museu Cidade de Manaus recebe exposição sustentável do artista carioca Alfredo Borret

Artista usa tampinhas de garrafas para confeccionar quadros e outros objetos de arte

Projeto “Reciclante” pretende criar um novo núcleo de arte com o reaproveitamento de peças

Será aberta nesta terça-feira (19), no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no Paço da Liberdade, centro histórico de Manaus, a exposição fotográfica do artista Alfredo Borret, carioca considerado um dos expoentes na produção de peças artesanais confeccionadas com tampas metálicas de garrafa e bolachas de chopp. A exposição segue até o dia 18 de agosto, com entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h20, com agendamento prévio pelo e-mail: [email protected].
A exposição é o pontapé inicial do projeto “Reciclarte”, que vai criar um Núcleo de Design e Inovação em Reciclagem, na capital amazonense, especialmente para atender jovens entre 18 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do núcleo é ensinar a esses jovens como é possível transformar resíduos recicláveis em arte e, por meio dessa prática, gerar mais renda para a comunidade. O projeto Reciclarte é patrocinado pela multinacional Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul.

Lixo em renda

O diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira, afirmou que a iniciativa mostra como transformar lixo em arte e renda, além de estimular o público a conhecer os espaços culturais da Prefeitura de Manaus. Oliveira ainda explica que a partir do 22/7 serão oferecidas vagas para o workshop de Produção Cultural e Empreendedorismo e para oficinas de Artes Plásticas.
“Vamos iniciar mais um grande projeto em parceria com essa multinacional. A exposição conta com 15 paineis fotográficos, com as técnicas utilizadas de reciclagem do artista e aborda a importância da sustentabilidade no Brasil. Vamos levar a consciência ambiental por meio da arte. Além disso, em Manaus, o projeto irá disponibilizar 50 vagas para o Workshop de Produção Cultural e cem vagas para as oficinas de Artes Plásticas e Workshop sobre Empreendedorismo, que serão oferecidas para jovens entre 18 e 21 anos”, ressaltou.
“Vamos levar conhecimento sobre reciclagem, design de objetos e a criação de arte, a partir de materiais recicláveis. Essas práticas são capazes de promover mudanças duradouras e profundas. Essa tem sido nossa missão há 20 anos, que é proporcionar mudança por meio do conhecimento”, disse a diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Paisagem do Rio de Janeiro

Alfredo Borret

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, Borret observou que, por ser uma cidade turística, havia um volume muito grande de tampas metálicas sendo descartadas de forma incorreta na natureza. Assim, elaborou uma forma criativa e rentável para minimizar o problema e passou a recolher esse lixo e produzir broches, chaveiros, imãs de geladeira e até quadros. Para conhecer o projeto, acesse @ecotampas no Instagram.
“Já retirei mais de 10 toneladas de tampinhas das ruas. Por intermédio da minha iniciativa, desperto um novo olhar para os micro lixos, em especial as tampinhas de metal. Meu objetivo é chamar a atenção das empresas fabricantes de bebidas, multiplicar essa atitude e deixar esse legado”, disse Borret.
Além da exposição, o projeto é composto por quatro oficinas presenciais de artes plásticas com duas horas de duração sobre “Reciclagem e produção artística com materiais recicláveis”. Também serão oferecidos workshops digitais sobre “Produção Cultural” e “Empreendedorismo”. O objetivo é fechar todo o ciclo da cadeia produtiva, desde o conhecimento sobre reciclagem, design de objetos, conscientização sobre logística reversa até o processo de comercialização e geração de renda. Durante as oficinas, serão utilizados materiais como caneta 3D, flocos de plástico, papel machê e tampinhas de garrafa PET. Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no site https://www.ntics.com.br/reciclarte2/.

Alfredo e a Mona Lisa: versão reciclada de uma obra clássica mundial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *