PRIMEIRA MÃO

Município do Amazonas é o que mais desmata no Brasil

Município de Apuí lidera o ranking de desmatamento no país (Foto: Divulgação)

Parlamentares pressionam, mas Ibama diz que vai manter ações fortes

Sidney aponta alternativas de preços para passagens aéreas no Amazonas

Os números do prefeito David Almeida

Bosco Saraiva reage a relatório do Banco Mundial sobre Zona Franca: “ ignoraram dados importantes”

O tênis de R$ 15 mil do influencer Agenor Tupinambá, aquele da capivara Filó

Assembleia Legislativa convida Dnit para explicar sobre pontes, pela terceira vez

Manaus vai ficar sem água durante toda a manhã desta quinta

Católicos se preparam para o Círio de Nazaré em Manaus

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Amazonas no “top one” do desmatamento

O município de Apuí é o campeão em desmatamento no Brasil, conforme monitoramento que está sendo feito pelo Ibama. O município que fica ao Sul do estado, coloca o Amazonas numa situação de vulnerabilidade até de organismos internacionais de investimento, que condicionam aportes financeiros de acordo com os resultados positivos nas políticas de preservação ambiental.

Parlamentares pressionam o Ibama

O Ibama vai continuar a agir com rigor no combate aos crimes ambientais. Foi o que garantiu o presidente do instituto, o biólogo e advogado Rodrigo Agostinho, durante audiência pública realizada ontem (10) em Brasília. O anúncio foi uma resposta a deputados que participaram da audiência e que contestaram alguns procedimentos atuais do Ibama. Rodrigo disse que é preciso ser firme no combate aos crimes ambientais.

Preços das passagens aéreas nas alturas

O deputado federal Sidney Leite (PSD) terá encontro com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Na pauta: a necessidade de investimentos em onze aeroportos do interior do Amazonas. Esta, segundo ele, é uma das alternativas para viabilizar voos na região a preços justos. Sidney também diz ser necessário criar mecanismos para equilibrar os preços de passagens de Manaus para outros estados. “Atualmente é mais barato sair de Manaus para a Europa do que para Brasília”, afirma.

Os números de David Almeida

Pesquisa do Instituto Paraná mostra o prefeito David Almeida com 32% de intenções de voto para as eleições de 2024. Em segundo aparece o deputado federal Amom Mandel registrando 21,3%. Em terceiro, o bolsonarismo mostra que está bem presente em Manaus e aparece o Coronel Menezes com 14,2%. A pesquisa foi divulgada esta semana.

Bosco Saraiva contesta Banco Mundial

O Superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, disse que críticas do Banco Mundial em relação à Zona Franca de Manaus, não refletem a realidade. “Foram ignorados dados importantes, que são públicos. Até fevereiro, dados consolidados registram 110.250 empregos, representando um incremento de 28% e em 2022 foram aprovados 202 projetos, dos quais 90 deles de implantação”. A réplica do superintendente rebateu o primeiro relatório econômico sobre a Amazônia brasileira, do Banco Mundial, que considerou a política de incentivos fiscais “ineficiente”.

A visão do Banco Mundial

No mesmo relatório, Marek Hanusch, economista líder e coordenador do estudo, diz que para a região amazônica crescer sem os incentivos da ZFM seria preciso reduzir os custos com logística para o Amazonas. “O ganho seria muito maior do que os incentivos e os subsídios oferecidos, há muito espaço para essa transformação estrutural”, afirmou completando: “É possível combinar a elevação dos padrões de vida e a preservação das florestas em pé, num modelo de desenvolvimento que promova, ao mesmo tempo, a produtividade urbana e rural, a proteção florestal e meios sustentáveis de subsistência para a população”.

O tênis do Agenor

Vitorioso na briga pela posse da capivara Filó, o influencer Agenor Tupinambá deita e rola no Instagram ao lado da deputada estadual Joana Darc. Em uma postagem, ele exibiu um tênis importado que, nos EUA, custam quase 3 mil dólares (cerca de 15 mil reais). Nas redes sociais, internautas acusaram o influencer de ter adquirido o tênis com parte dos 83 mil reais que arrecadou na vakinha virtual para pagar as multas do Ibama. Agenor nega. Ele disse em suas redes sociais que os tênis foram um presente e que o dinheiro da vakinha continua na conta e nunca foi tocado.

Novo convite para o Dnit

O presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade, disse que a Casa vai convidar, novamente, o superintendente do Dnit, Luciano Moreira, para informar em que pé estão as obras nas duas pontes que desabaram no final do ano passado, na BR-319. Essa será a terceira vez que Moreira é chamado. Nas duas primeiras ignorou solenemente a casa legislativa e não mandou nem justificativa.

Manhã sem água em Manaus

Nesta quinta-feira (11), mais de 220 pontos de Manaus devem ficar sem água nas torneiras. A suspensão do fornecimento foi anunciada desde a semana passada, para realização de serviços na rede de alta tensão de Manaus. A previsão é que ao meio-dia o abastecimento seja restabelecido.

Círio de Nazaré em Manaus

A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré está convidando os fieis a participar da feijoada do círio, que vai acontecer no próximo sábado (13), no Clube do Trabalhador, a partir das 12h. Com os recursos arrecadados, os organizadores vão realizar mais uma edição do Círio de Nazaré em Manaus, com a tradicional procissão.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *