Mas elas só têm a preferência do eleitorado em cinco cidades
Anamã é exemplo de empoderamento feminino

Solange Elias
Da redação do ÚNICO
Com informações do Instituto Perspectiva
Entre os 62 municípios do Amazonas, as mulheres aparecem como possíveis candidatas à prefeitura nas eleições de 2023 em apenas 16. É o que mostra a série de pesquisas eleitorais feitas pelo Instituto Perspectiva, Mercado e Opinião, nos últimos dois meses. Todas as cidades amazonenses foram pesquisadas e os homens dominam a preferência em 75% dos municípios. O levantamento levou em consideração os percentuais das respostas estimuladas (aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores).
Na liderança


Entre os 16 municípios onde elas aparecem nas pesquisas, em apenas cinco lideram a corrida pela prefeitura: em Manacapuru, a vice-prefeita Valcileia Maciel tem 34,1% das intenções de voto contra 20% do secretário de Comunicação Franz Melendez.
Em Presidente Figueiredo,a atual prefeita Patrícia Lopes tem 32,2% das intenções de voto e, apesar do percentual maior do que o segundo colocado – Ricelli Pontes com 27,6% – ainda enfrenta um empate técnico.
Em Rio Preto da Eva, a atual secretária de Educação Socorro Nogueira, levaria a cadeira com 38,2% se as eleições fossem hoje, contra o segundo colocado o ex-prefeito Adail Paz com 17,5% dos votos.
No município de Nhamundá, a atual prefeita Marina Pandolfo se reelegeria facilmente com 60% dos votos, contra o ex-prefeito (que já foi seu aliado e agora é adversário) Gledson Hadson Paulain, mais conhecido como Nenê Machado, que tem 16% das citações dos eleitores.
E em Amaturá, a ex-secretária municipal de Saúde, Nazaré Rocha venceria o ex-prefeito José Augusto Barrozo Eufrásio, o Zezinho Eufrásio, com mais de 23 pontos de diferença. Ela teve 37,2% e ele 14,1% nas pesquisas.
Na disputa
As pesquisas da Perspectiva mostram também que em Maués, a candidata Macelly Veras está pressionando o candidato do prefeito Júnior Leite, o vice-prefeito Mazzini Leite. Ele tem 37,7% das intenções de voto e ela 30,3%.
Em Boca do Acre, a atual vice-prefeita Luciana Melo, com 24,1%, supera o secretário de Saúde do município, Manuel Barbosa (15,3%) e também Gean Barros (15,3%), que é o atual prefeito de Lábrea, mas quer disputar em Boca do Acre. Em empate técnico com os dois, está mais uma mulher: a vereadora Taísa Onofre, com 14,7%.
Em Nova Olinda do Norte,a secretária de Educação, professora Aracy Cunha, está num distante segundo lugar nas intenções de voto (15,2%) contra o atual vice-prefeito Noé Barros (36,4%).
O quadro se repete em Jutaí, onde Antônio Francisco de Lima, o Chiquinho Garimpeiro, venceria as eleições, se fossem hoje, com 35,1% dos votos contra 26% da atual vice-prefeita, Mercedes Vargas.
Em Beruri, líder comunitário Emerson Melo tem a preferência de 54,5% do eleitorado contra a vereadora Dona Elis, com 12,6%. Em Urucará, o vereador Mateus Garcia tem 32% e a atual vice-prefeita Ana Tereza Guimarães tem 21,2%. Em Envira o prefeito Ruan Mattos possui 39% da preferência entre os eleitores e a segunda colocada é Altina, que não tem redes sociais, não foi candidata a nada e não tem referências no mundo virtual, com 17,6%.
Em Uarini, Simone Soares, que foi candidata a prefeita nas eleições de 2020, tem apenas 14,7% da preferência dos eleitores, contra 58,7% do empresário do ramo de combustíveis Marcos Martins.
Em Itamarati, o atual prefeito João Campelo tem a esmagadora maioria dos votos (70%), contra a ex-candidata a prefeita em 2020, Graciene Nogueira Feitosa, mais conhecida por “Santa”.
Domínio feminino


Apenas em Parintins e Anamã as mulheres dominam as primeiras posições. No primeiro caso, a vereadora Brena Dianná tem 23,4%, uma ligeira vantagem e dentro da margem de erro um empate técnico, com a ex-secretária municipal e ex-esposa do atual prefeito, Bi Garcia, Michele Valadares com 19,4% das intenções de voto.
O caso único de Anamã



Mas é em Anamã onde elas imperam. Segundo a pesquisa, as quatro primeiras posições na corrida eleitoral são ocupadas pelo sexo feminino. A liderança está com a vereadora Jéssica Conegundes (31,1%), mas logo em seguida, em empate técnico, está a ex-primeira-dama Kátia Dantas com 27,7%. Quase 10 pontos atrás está Gelciane Ferreira Gomes, a “Ana do Jandeco”, que foi candidata a prefeita em 2020, com 18,7%. E a quarta posição é da advogada Yamile Viana, que também já disputou a prefeitura, em 2016, e teria 3,5% dos votos.