Prefeitura oferece serviço para quem quiser evitar gravidez
O atendimento começará a ser feito a partir de outubro
A prefeitura de Presidente Figueiredo passa a disponibilizar na rede pública de saúde o serviço de inserção de DIU, um dos métodos contraceptivos mais seguros que existe, a partir do próximo mês de outubro. A informação é da prefeita Patrícia Lopes que determinou o treinamento das equipes de enfermeiras e técnicas que irão atender as mulheres interessadas em evitar a gravidez.
Processo
O acesso ao serviço será feito a partir da realização de consulta de enfermagem ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Aida Barroncas, no bairro Tancredo Neves; Francisco Xavier, no centro; Aida Mendonça, no bairro do mesmo nome.
O método contraceptivo, que passa a ser ofertado pela prefeitura, é considerado superior aos demais métodos, por ter duração de até 10 anos e não utilizar hormônios na prevenção à gravidez.
Público-alvo
Durante o curso de formação das enfermeiras, 90 mulheres foram atendidas e receberam a inserção do DIU e já existem outras 124 cadastradas, que começarão a ser atendidas a partir de outubro, nas três UBSs.