Mulheres de Manaus ganham 3 carretas para serviços médicos

Saúde Móvel foi inaugurada pelo prefeito David Almeida

Os veículos vão ficar cerca de 15 dias em cada bairro atendido

As mulheres das Zonas Norte, Leste e Oeste de Manaus contam a partir desta terça-feira (25) com três veículos (carretas) de saúde móvel, inauguradas pelo prefeito David Almeida. O serviço móvel de saúde da mulher está projetado para realizar até 17 mil procedimentos por mês. O atendimento será feito a partir de agendamento nas próprias unidades.


Nesta primeira semana os veículos estão atendendo no Shopping Phelippe Daou, no bairro Cidade de Deus, no Parque São Pedro e no Puraquequara.

Estratégias

Segundo David Almeida, as unidades de saúde da mulher complementam as estratégias da gestão municipal para facilitar o acesso da população aos serviços de prevenção e assistência, e ampliar a cobertura de atenção básica. O serviço vai beneficiar áreas de maior demanda e vazios assistenciais, permanecendo em cada localidade pelo período médio de 15 dias, para atendimento exclusivo do público feminino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Serviços

Cada unidade do serviço móvel vai oferecer consulta médica e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia e coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, além de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tuberculose, planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.

Equipes

As equipes profissionais responsáveis pela assistência serão formadas por dois médicos (um clínico geral e um especialista em radiologia e diagnóstico por imagem), um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um técnico em radiologia e imagenologia e dois assistentes administrativos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *