0239421d-8435-4f44-ba74-eaeb73e0574d
Passeio por Brasília

Por: Luiz Thadeu Nunes de Silva

Engenheiro agrônomo e viajante do mundo

Mulher é para quem pode; não é para quem quer

Crédito: Fears // Shutterstock

Mulher é cara. Quem tem filha, irmã, namorada, noiva ou esposa sabe disso.
Se você é pai de menino, como eu, sabe que uma bola, uma bicicleta, pouca coisa distai e diverte um garoto. Agora, se você é pai de menina, a coisa muda completamente. Prepare o bolso. Menina tem cuidado com o cabelo, roupas, sapatos, bolsas, adereços, e muitas coisitas mais.
Dia desse li a história do primeiro encontro de um casal. Já se conheciam pelas redes sociais, marcaram o encontro em um restaurante, para se conhecerem pessoalmente.
Ela comprou roupa nova, inclusive íntima; foi ao salão, fez cabelo, manicure, depilação, comprou sandália nova, se perfumou. Produção total.
Ele, tomou banho com sabonete Phebo, colocou uma cueca lavada, calça jean, camiseta, e desodorante. O kit da maioria de nós. Dou esse exemplo para mostrar o abismo entre homem e mulher, e mostrar que mulher custa caro.
Na semana passada, na Folha, a jornalista Mariliz Pereira escreveu um artigo com o título: “Quanto custa uma mulher?”
“Você tem ideia de quanto custa uma mulher? Caro. E não estou falando de sexo. Também não me refiro a perfis consumistas que gastam com coisas desnecessárias, inclusive porque cada um deve gastar como quiser. É sobre como o mercado explora de forma escancarada o consumo feminino, manipula inseguranças, cria falsas necessidades, enaltece padrões de beleza e de status social inatingíveis, para no final vender produtos mais caros apenas porque são direcionados a esse público. Muito antes de Barbie virar assunto e treta no Oscar, Pink Tax, ou taxa rosa, já descrevia a estratégia de inflacionar bens e serviços apenas porque são destinados a mulheres. Mas por que estamos falando sobre isso agora?
Eu me lembrei da história recente da consumidora que procurou uma cabeleireira para fazer cabelo e maquiagem. A profissional perguntou se ela era noiva e recebeu uma negativa. Disse que queria apenas o “normal”. Dias depois, a profissional foi às redes denunciar que havia sido enganada, ao dar de cara com fotos da cliente toda pomposa em trajes de casamento. A maquiadora alega que oferece atendimento com mimos personalizados e que usa produtos de melhor qualidade. A cliente diz que não queria nada disso. O Código do Consumidor diz que ninguém é obrigado. Fim de história, mas começo de uma discussão importante”.
Mulher tem que ser caro, mesmo. Nada mais bonito que uma mulher bem vestida, perfumada, e tudo isso custa dinheiro. Gosto de mulheres coloridas; quando vejo mulheres vestindo cores apagadas, acho que perde um pouco do brilho. Mulher veio ao mundo para brilhar.
Vocês mulheres são o sal da terra; são vocês que dão cor, sabor e perfume por onde passam. Imaginem um mundo sem mulheres. Inimaginável; seria dark, feio e mal cheiroso. Um caos. Mulheres iluminam o mundo com seu sorriso, seu jeito de ser. As mulheres fazem o diferencial por onde estão. Se uma mulher, executiva de uma empresa multinacional, olhar algo que não lhe agrada, é capaz de descer do salto, pegar uma vassoura, limpar da forma adequada. Homem não faz isso. Não é com ele.
Vim ao mundo através de uma mulher forte, decidida, que partiu cedo, aos 43 anos, deixando um legado que me norteia até hoje. Aos 65 anos sou carente do amor de mãe. Como homem não entendo como o feminicídio se tornou uma praga em nosso Brasil, um país que já foi descrito como “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Há algo de muito errado nisso. E, precisa mudar imediatamente. Tem que ser ensinado às novas gerações o respeito total às mulheres, e punição exemplar aos energúmenos e pascácios, com mentalidade arcaica, que se jugam “dono da mulher”.
Mulheres não fazem guerra, pois não querem perder seus filhos em batalhas sangrentas, como essas que estamos acompanhando: conflitos entre Rússia X Ucrânia e Israel X Hammas.
Difícil imaginar que os senhores das guerras, tenham nascidos de mulheres; estão mais para filhotes de chocadeira, ou saíram pelo buraco errado.
Quando Deus enviou o seu único filho, Jesus Cristo, ao mundo, para nos salvar, ele escolheu o ventre de uma mulher, Maria, para ser sua morada durante nove meses.
Mulher é um algo tão maravilhoso, que: Homem gosta de Mulher, Mulher tá pegando mulher, e tem homem querendo ser Mulher.
Meu respeito, carinho e admiração a todas as mulheres que fazem meu mundo mais feliz, perfumado, colorido e prazeroso.
Um brinde à todas as mulheres que com seus ventres povoam o mundo, com seu amor o salvam todos os dia.
Neste dia 08 de março e em todos os dias do ano, Viva as Mulheres.


Qual sua Opinião?

Confira Também