Denúncia foi feita pelo site Metrópoles, nesta segunda-feira
A base de cooptação são as aldeias de São Gabriel da Cachoeira
O site Metrópoles divulgou nesta segunda-feira (24), uma extensa reportagem sobre a conversão religiosa que um grupo de pessoas ligadas ao islamismo está fazendo entre os indígenas de São Gabriel da Cachoeira (a 852 km de Manaus), no extremo Oeste do Amazonas. Lá, um homem identificado como Abdulhakim Tokdemir, estaria na região desde 2019, cooptando jovens abaixo de 15 anos, para levar como convertidos do Islã, para a Turquia.
Tokdemir já teria conseguido levar 5 rapazes – eles não se interessam por mulheres – para terras turcas, sob a promessa aos pais e familiares de que eles iriam fazer uma faculdade e logo estariam de volta ao Brasil.
Trajetória
Segundo o site, os pais assinam uma autorização para que os rapazes saiam da aldeia. Eles fazem um entreposto em Manaus em algum tipo de madraça (escola muçulmana), começam a aprender árabe, turco e a ler o Alcorão. Depois são levados para São Paulo até completarem 18 anos e, de lá, voam para a Turquia.
Segundo a matéria, o grupo islâmico que comanda a doutrinação se autointitula Associação Solidária Humanitária do Amazonas (Asham).
A reportagem completa do Metropoles, com direito a vídeos, mapas e depoimentos pode ser conferida no link:
https://www.metropoles.com/materias-especiais/em-nome-de-ala-grupo-islamico-doutrina-e-leva-indigenas-do-amazonas-para-a-turquia.