PRIMEIRA MÃO

Movimento Social em Manaus vai às ruas por Bruno e Dom

Indígenas
Indígenas e não indígenas vão fazer manifestação nesta quarta, em frente à Funai

Indígenas vão ao Tribunal Internacional de Haia

Polícia Federal prende irmão de “Pelado” por suspeita de participação no crime

Wilson Lima envia mensagem de reajuste salarial para três categorias de servidores

Livro do ex-vice governador do Amazonas aponta caminhos para o Brasil

Tem Tacacá na Bossa nesta quarta-feira com show aberto ao público

Tribunal de Justiça exige a volta do uso de máscaras em todas as dependências

Defensoria Pública recebe o relatório final da CPI da Amazonas Energia

Não vai ter voo com bagagem grátis, não! Bolsonaro vetou

Aparelhos de ar condicionado e notebooks ficam de fora da lista de protegidos da ZFM

Suframa busca novos produtos para serem fabricados na Zona Franca

Samsung vai participar do Fórum da Zona Franca

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Mobilização contra o crime

O Movimento Social do Amazonas, com a participação de indígenas e não indígenas, está organizando um ato de protesto contra os crimes no Vale do Javari, na fronteira tríplice do Brasil com Peru e Colômbia. Os manifestantes vão se concentrar no Reservatório do Mocó, a partir das 15h desta quarta-feira (15), de onde farão uma marcha até a sede da Funai. Na pauta, pronunciamentos contra a política indigenista do governo Bolsonaro; retratação do presidente da Funai quanto às inverdades declaradas contra o sertanista Bruno Pereira e a aprovação do Novo Estatuto dos Povos Indígenas do Brasil. Na tarde de ontem, o Sindicato dos Jornalista levou à Polícia Federal do Amazonas, sua preocupação com a segurança dos profissionais que fazem a cobertura desse crime e outros fatos na região amazônica.

Caso de Bruno e Dom chega ao Tribunal de Haia

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) enviou ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, na Holanda, uma nova manifestação contra a política do governo do presidente Jair Bolsonaro. O mandatário é acusado pela entidade pela prática do crime de genocídio e de crimes contra a humanidade. Soma-se ao processo agora a omissão da Fundação Nacional do Índio (Funai), os ataques sistemáticos sofrido pelos ianomâmis e o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Nova prisão

O Comitê de crise, coordenado pela Polícia Federal do Amazonas, informou em seu boletim diário que prendeu ontem o irmão de Amarildo da Costa, o Pelado, o também pescador Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos”. Segundo a PF, Oseney seria cúmplice do irmão. Ele vai ser ouvido em audiência de custódia nesta quarta.

Reajuste salarial

A Assembleia Legislativa recebeu ontem (14) do governador Wilson Lima, Mensagem Governamental que prevê a correção da data-base de servidores estaduais das áreas da Saúde (9,06% de reajuste), Setor Primário (10%) e peritos criminais, legistas e odontolegistas da Polícia Civil (4,58%). O reajuste está tramitando em regime de urgência e será retroativo ao dia 1 de junho.

Livro de Hanan mostra alternativas para o Brasil

Caminhos para um País sem Rumo é o segundo livro do amazonense Samuel Hanan. A coletânea de 700 reproduções de artigos publicados pela mídia nacional, escritos entre novembro de 2021 e maio de 2002, tem o objetivo didático de agregar informações para enriquecimento dos debates. Com 26 capítulos, o livro mostra as contradições que se arrastam há décadas e emperram o Brasil a ir no rumo da sustentabilidade e prosperidade.

Show na praça

Nesta quarta-feira (15) o Tacacá na Praça, na Praça São Sebastião, Centro de Manaus, terá a participação da cantora Isabel Vegas que apresentará um repertório com seresta bossa nova e samba. Começará a partir das 19 horas. É uma boa alternativa na véspera do feriado de quinta-feira (16).

Máscaras voltam na Justiça

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou ontem que todas as pessoas que frequentam suas unidades, tanto na capital quanto no interior, deverão voltar a usar as máscaras de proteção contra a Covid-19. A preocupação do Judiciário é que a volta da Covid-19 já está acontecendo em alguns estados brasileiros e, nessa época do ano, a doença já corresponde a 70% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), segundo dados do boletim InfoGripe Fiocruz.

CPI chega à Defensoria

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) informou que entregou ontem (14) o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia à Defensoria Pública do Estado (DPE/AM). O documento foi recebido pelo defensor público geral Ricardo Paiva. “Agora, com a entrega do relatório final, a DPE continuará com o seu trabalho e nós confiamos e agradecemos a parceria”, disse Sinésio.

Bagagens pagas

O presidente Jair Bolsonaro vetou a volta do transporte gratuito da bagagem nos voos domésticos e internacionais. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto na noite desta terça-feira (14). A decisão ainda será publicada no Diário Oficial da União.

Os 5% que importam

Depois da manifestação formal da bancada amazonense no Supremo Tribunal Federal (STF) contra os decretos de redução do IPI que prejudicam a Zona Franca de Manaus, na tarde de ontem (14), durante a noite, na sessão da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD-AM) chamou atenção para mais um detalhe que ainda não havia sido indicado nesse processo: os produtos que correspondem a 5% do faturamento da ZFM e que não estarão protegidos contra a redução do IPI consistem justamente nos aparelhos de ar condicionado – que são fabricados somente no PIM – os servidores de informática e alguns tipos de notebooks. “Isso equivale a R$ 8 bilhões da arrecadação do nosso modelo”, apontou Ramos.

Suframa busca alternativas

A Suframa informou ontem que vai fazer um “estudo de prospecção de novos produtos com características inovadoras que possam ser implantados no Polo Industrial de Manaus (PIM) ao longo dos próximos cinco anos”. O objetivo principal é identificar ao menos dez novos produtos aderentes às características do PIM e da Indústria 4.0 que tenham perspectiva de crescimento de mercado no curto e médio prazos, com o intuito de fomentar a atração de novos investimentos e a diversificação da produção do parque industrial amazonense.

Samsung no Fórum ZFM

Em reunião nesta terça-feira (14), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o vice-presidente de Relações Institucionais da Samsung para a América Latina, Mario Laffitte, confirmou a participação empresa no Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, a ser realizado no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus. O Fórum Permanente de a 296ª reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) acontecem nos dias 20 e 21 de junho e buscam também a diversificação da economia do Amazonas.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *