fbpx

PRIMEIRA MÃO

Ministro amazonense reforça defesa da ZFM em reunião no Supremo Tribunal Federal

Descontração entre os participantes da reunião com o ministro Alexandre de Moraes (ao centro) e tom otimista no final

Bancada amazonense adota tom otimista depois da reunião no STF

Quatro deputados federais do Amazonas ignoram defesa da Zona Franca

Procuradoria Eleitoral deu prazo de 10 dias para MInistério da Economia explicar decretos do IPI

TecToy demite em São Paulo e anuncia dificuldades na Zona Franca

Crise de semicondutores vai suspender atividades da Volkswagen novamente

Ex-senador vai lançar livro na próxima sexta-feira em Manaus

Prefeito e conselheiros do TCE recebem medalhas do Mérito Eleitoral

Termina hoje o prazo para regularizar o título de eleitor

Tribunal Superior Eleitoral vai fazer transmissão simultânea com veículos de comunicação da apuração deste ano

Observadores internacionais virão ao Brasil acompanhar as eleições, em outubro

Jornalista do Amazonas preso pela Federal passa a noite na casa do albergado

Internauta usa imagens do Amazonas para montar vídeo falso de guerra com a Venezuela

Pacotão de asfaltamento já tem quatro frentes de trabalho

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Ministro do Amazonas vai ao STF pela Zona Franca

O ministro amazonense do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, participou da reunião da bancada federal do Amazonas com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, na noite de terça-feira (3). Campbell foi levar seu apoio moral e proximidade da alta cúpula do Judiciário nacional, aos deputados e senadores que foram apresentar ao ministro do STF, as argumentações contra os decretos de Bolsonaro que atingem a Zona Franca e que fazem parte da Ação de Inconstitucionalidade (ADI) movida no Supremo.

Tom otimista

As únicas fotos autorizadas da reunião de ontem com Moraes, mostraram o grupo em plena gargalhada, em clima evidentemente amistoso na sala do TSE. Ao final, o senador Eduardo Braga e o deputado Marcelo Ramos fizeram uma avaliação “positiva”, na certeza de que fizeram uma boa explanação ao ministro.

Os ausentes

Ao contrário do ministro Mauro Campbell, que marcou presença na reunião no Supremo, os deputados federais Silas Câmara, Átila Lins, Capitão Alberto Neto e Delegado Pablo não deram as caras no encontro. Capitão Alberto e Pablo são declaradamente bolsonaristas e apoiam as medidas presidenciais. Câmara é “unha e carne” com o séquito de evangélicos que cercam Bolsonaro, e Átila disse que apoiava a ação no Supremo, mas não foi e nem justificou ausência. Os decretos de Bolsonaro, reduzindo o IPI, atingem diretamente a Zona Franca de Manaus. Não é uma questão ideológica. É uma questão econômica e que mexe com toda economia do Amazonas.

Defesa na Anfavea

Depois do TSE, o deputado federal Marcelo Ramos foi para um evento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) onde fez a defesa da ADI ao empresariado presente. Ele explicou que a bancada não se opõe “absolutamente” à redução do IPI (PSD-AM) para os produtos fabricados fora da Zona Franca de Manaus, como é o caso dos carros. Apenas pede que o Amazonas seja poupado do desastre econômico que se anuncia.

Questionamento eleitoral

A Procuradoria-Geral Eleitoral do Brasil deu um prazo até a próxima semana para o Ministério da Economia explicar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) promovida pelo governo no ano eleitoral, o que é proibido pela legislação. O vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gustavo Branco deu 10 dias para o ministro se explicar após o deputado Marcelo Ramos questionar a medida, no último dia 28 de abril.

Tectoy demite em massa

A empresa TecToy, que tem fábrica na Zona Franca de Manaus e já foi a maior fabricante brasileira de brinquedos eletrônicos no início dos anos 90, demitiu quase a totalidade dos funcionários da fábrica em Cotia, na Grande São Paulo. segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, cerca de 200 trabalhadores foram demitidos sob o argumento de que faltam semicondutores para a produção de maquininhas de cartões e outros itens eletroeletrônicos, O sindicato revelou também que a TecToy “opera com dificuldades” em sua principal fábrica em Manaus (AM).

Crise dos semicondutores

A falta de semicondutores – já apontada pelo ÚNICO desde o início da semana – vai suspender, mais uma vez, a produção na fábrica de automóveis da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP). A partir da próxima segunda-feira (9), a linha de montagem será paralisada por 20 dias e 2,5 mil trabalhadores entrarão em férias coletivas.

Ex-senador vai lançar livro

O ex-senador pelo Amazonas, João Pedro (PT) vai lançar o livro “Nossas Utopias”, na próxima sexta-feira (6), às 18h, na Praça São Sebastião. O livro é uma coletânea de lembranças acumuladas na trajetória de João Pedro. Ele foi integrante ativo do Movimento Estudantil e exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e senador.

Medalhas eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral concedeu ontem à noite a Medalha do Mérito Eleitoral ao refeito David Almeida (Avante) e a dois conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) Yara Lins dos Santos e Ari Moutinho Júnior. A medalha é concedida a personalidades, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Fim do prazo

Termina hoje o prazo para os eleitores do país emitirem, transferir ou regularizar o título de eleitor. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizerem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feira, (4), serão atendidos. No Amazonas, o TRE-AM está atendendo no Fórum Eleitoral do Aleixo e no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Apuração simultânea

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou ontem que a divulgação oficial dos votos das eleições deste ano seja feita de maneira simultânea, com veículos de comunicação de todo o país. Até a última eleição, o boletim oficial, impresso e válido era entregue aos veículos em até três dias úteis. Neste ano, vai ser tudo ao vivo e simultâneo. As empresas de comunicação poderão formar consórcios para transmitir a apuração em tempo real.

Observadores internacionais

Mais uma vez, desde 2018, as eleições no Brasil vão contar com observadores internacionais. Até o momento já foram confirmadas as presenças de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Parlamento do Mercosul (Parlasul), e da Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Jornalista preso

O jornalista Sebastião Lucivaldo Moraes Carril, do “Portal do Zacarias”, foi preso ontem pela Polícia Federal, no Aeroporto Eduardo Gomes. Carril tinha um mandado de prisão em aberto expedido pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Glen Hudson Paulain Machado. Quando foi tirar um passaporte, ele foi detido pelos agentes.

Noite no albergue

Sebastião Carril tem uma condenação de dois anos, três meses e seis dias em regime aberto, por crime eleitoral. O jornalista Regime aberto significa que ele pode sair normalmente durante o dia, mas à noite volta a dormir na unidade prisional.

Víde fake de guerra com a Venezuela

Viralizou na internet nos últimos dias um vídeo que mostra cenas do Exército Brasileiro em confronto com as tropas da Venezuela, supostamente na fronteiras entre os dois países. Tudo muito falso. As imagens foram tiradas da TV Encontro das Águas (antiga TV Cultura) e é um exercício militar, a Operação Amazônia de 2020. Fora os garimpeiros venezuelanos invadindo Roraima, está tudo praticamente em paz na fronteira.

Quarto lote de asfalto

Já são quatro as frentes de trabalho do recapeamento de ruas de Manaus. O governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida estão visitando de uma por uma as frentes. Já foram nos bairros Alvorada, Nova Cidade, Compensa, e Nova Conquista, na zona Leste.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
https://web.facebook.com/PortalUnico

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *