
Governo Lula vai mandar 243 médicos para atuar no interior do Amazonas
Manaus terá Congresso Nacional de Defesa da Criança e do Adolescente
Secretário de Wilson Lima pode ser alternativa do governo em Parintins
Seminário Internacional discute aumento da violência no Amazonas
Senador defende uma política nacional de Segurança Pública em vez de penas maiores
Fábrica da ZFM amplia uso da Inteligência Artificial
Musical mistura Dom Quixote e Lampião, hoje, no Teatro Amazonas
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Distribuição das denúncias de royalties
O Ministério Público do Amazonas informou ao ÚNICO que já iniciou a distribuição das denúncias feitas pelo Comitê Anticorrupção do Amazonas contra 16 municípios amazonenses que recebem recursos (royalties) ligados à produção de petróleo e gás, sem que tenham nenhuma atividade relacionada a esse segmento. Cada promotor do interior vai receber uma denúncia separadamente para iniciar investigação.
Onde está o dinheiro?
O Comitê Anticorrupção do Amazonas quer saber como as prefeituras utilizam esses recursos, uma vez que eles têm destinação específica para a Educação e Saúde – mas geralmente são usados para cobrir folhas de pagamento.
Fio da meada
O caso dos royalties é uma situação nacional e envolve um lobista de Brasília que movimenta ações na Justiça para que municípios sem petróleo possam receber os recursos. São 21 municípios em todo o país, sendo 16 deles no Amazonas: Alvarães, Atalaia do Norte, Barreirinha, Borba, Fonte Boa, Itamarati, Juruá, Jutaí, Manacapuru, Nhamundá, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
Congresso em defesa da criança
A OAB/AM abriu inscrições para o IV Congresso Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, a ser realizado em Manaus nos dias 21 e 22 de setembro.
Médicos para o Amazonas
Até o final de agosto, o Governo Lula vai realizar curso de formação para 1.046 profissionais de saúde que foram selecionados para atuar no programa Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, 98% destes selecionados são brasileiros que cursaram a faculdade de medicina e afins no exterior.Eles serão distribuídos para 379 municípios, mais da metade para a Amazônia Legal. O Estado do Amazonas é o que mais vai receber profissionais: 243.
Secretário se articula na Ilha
O secretário de Cultura, Marcos Apolo, tem feito ponte aérea direto para Parintins. Há quem garanta que ele trocou o seu título eleitoral para lá e possa ser uma alternativa de Wilson Lima, na corrida pela prefeitura do município.
Seminário Internacional
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, mostra o Amazonas como o terceiro estado mais violento e Manaus como a terceira capital em mortes violentas intencionais. Neste cenário, será realizado o I Seminário de Segurança Inovadora, hoje (17) e amanhã, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento tem à frente os deputados Comandante Dan (PSC), e Roberto Cidade (UB), presidente do Legislativo Estadual.
Pena maior não adianta
O senador Omar Aziz (PSD) disse ontem que apenas aumentar a pena e “lotar as cadeias” não resolve o problema da criminalidade no país. “É preciso fazer programas que possam resolver. Há muito tempo o Brasil deve um programa de segurança pública para os brasileiros”, defendeu ele.
Elgin avança na IA
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva foi conhecer de perto o projeto de automação da fábrica Elgin, que tem duas plantas no Distrito Industrial de Manaus e está partindo para a automação de diversas linhas, se adaptando à indústria 4.0. “A Elgin é uma das empresas que, em contrapartida aos incentivos fiscais, aplica 5% do seu faturamento em PD&I e está colhendo resultados. Enfatizamos sempre essa questão do PD&I por entendermos seu potencial de impacto para a região”, destacou o superintendente.
Musical no Teatro Amazonas
Nesta quinta-feira (17), às 20h, o Teatro Amazonas receberá pela primeira vez os jovens músicos do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). O coletivo juvenil irá apresentar a ópera nordestina “Dulcinéia e Trancoso”, que reúne personagens como Ariano Suassuna, Miguel de Cervantes, Lampião e Maria Bonita. Os ingressos estão à venda no site www.shopingressos.com.br.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777