PRIMEIRA MÃO

Ministério Público vai atrás do presidente da Câmara, David Reis

Ministério Público

Vereadores de Manaus aprovam plásticos que podem poluir ainda mais os cursos d’água

Chamego de Ricardo Nicolau com PDT em evolução, mas partido tem prazo de validade vencido

Tribunal decide prazo para eleição de prefeito em Coari

Marcelo Ramos homenageia comediante Paulo Gustavo

Zé Ricardo critica redução do ICMS, proposta por Arthur Lira

STF decide pelo fim dos showmícios

Defensoria do Amazonas tem projeto concorrendo no Innovare 2021

Comércio sonha com alta de até 31% nas vendas do Dia das Crianças

Severiano Porto recebe mais um prêmio internacional

David Reis vai responder inquérito

Depois de protagonizar polêmicos contratos sem licitação desde que assumiu o mandato em janeiro, de decidir construir um puxadinho anexo ao prédio principal, orçado em R$ 32 milhões e de tentar alugar 41 picapes para vereadores, agora o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), está sob a mira do Ministério Público Estadual, que instaurou um Inquérito Civil para apurar a falta de respostas sobre a lei que reajustou os salários de prefeito, vice e dos vereadores, no final do ano passado.

Prazo de David Reis esgotado

O prazo para resposta se esgotou, David Reis ignorou a ordem do Ministério Público e agora vai responder ao inquérito. Ele tem dito nos bastidores que nada vai acontecer.

Dupla dinâmica

Circulam informações de que a atuação de David Reis e de seu pai, o secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, estão causando insatisfação dentro do próprio grupo político do prefeito David Almeida. Dizem que Sabá só faz o que quer, sem consultar as lideranças, e David faz uma gestão “desastrosa” à frente do Poder Legislativo.

Vereadores aprovam plásticos

Os vereadores de Manaus, recuaram e mudaram de três meses para um ano o prazo para que as sacolas de plástico continuem sendo utilizadas no comércio local. Ou seja, na prática, é não fazer o que precisa ser feito. Adiar a redução do uso de sacolas plásticas é contribuir com a poluição.

Exemplo de Alfredo Nascimento

Quando Alfredo Nascimento era prefeito, tentou implantar a faixa azul. Sofreu bombardeio da mídia, da população e na Câmara Municipal. Recuou e o que poderia ser uma alternativa no terrível trânsito de Manaus, até hoje não foi implantado.

PDT aguarda Nicolau

O PDT no Amazonas, aguarda para os próximos dias o ingresso do deputado estadual Ricardo Nicolau, no partido. Segundo pessoas ligadas à direção estadual do PDT revelaram ao ÚNICO, as conversas estão adiantadas e a expectativa interna é que Nicolau se filie ao partido.

Prazo de validade vencido

O diretório municipal do PDT, que tem como presidente o vereador Diego Roberto Afonso, está com a validade vencida. Certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) informa que esse diretório está inativo, porque não atualizou sua data de vigência. O prazo do diretório estadual, comandando por Hissa Abrahão, vence no próximo dia 21.

Eleições em Coari

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que cassou o ex-prefeito de Coari, Adail Filho (Progressistas) e determinou novas eleições no município. O TRE-AM se pronunciou, por meio de sua assessoria, que aguarda a publicação do acórdão e a notificação oficial para decidir a data da eleição, que pode ser em novembro ou dezembro.

Prêmio Paulo Gustavo

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, por votação simbólica, a criação do prêmio Paulo Gustavo de valorização da comédia. Os autores do projeto são os deputados Marcelo Ramos (PL-AM) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ).O prêmio é uma homenagem ao ator e humorista, que morreu este ano, vítima da Covid-19. No auge da crise de falta de oxigênio em Manaus, Paulo Gustavo enviou R$ 500 mil em cilindros do gás para a capital amazonense.

Zé Ricardo contra redução do ICMS

O deputado federal Zé Ricardo (PT-AM) deixou claro ontem que é contra a proposta do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, de reduzir o ICMS arrecadado. A ideia é que essa redução diminuísse também o preço dos combustíveis. Mas Zé Ricardo lembra que o que vai cair primeiro é a arrecadação dos Estados. Para o petista, “o problema do preço dos combustíveis não está nos impostos, mas no preço praticado pela Petrobras”.

Não vai ter showmício

O pleno do STF decidiu ontem que não vai ter “showmícios” nas eleições de 2022 e nem nas próximas. Esse tipo de evento é proibido desde 2006. Mas artistas podem participar em eventos de arrecadação durante a campanha eleitoral.

Órfãos do feminicídio

O projeto ‘Órfãos do Feminicídio’, realizado pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), é finalista do Prêmio Innovare 2021. Essa iniciativa oferece atendimento jurídico e psicossocial para crianças e adolescentes que ficaram sem as mães, assassinadas, e sem os pais, que estão presos. A defensora Carol Braz, que coordena o projeto, explica que os defensores e instituições parceiras fazem o acompanhamento social e psicológico com visitas domiciliares, repetidas a cada seis meses para coleta de dados por entrevistas, para identificar as condições dos órfãos e os fatores que levaram aos casos de feminicídio. Este foi o único projeto do Amazonas a ser selecionado para o Innovare 2021.

Comércio na expectativa

A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping fez uma pesquisa nacional com lojistas associados, que representam 1.200 pontos de venda, sobre a expectativa para o Dia das Crianças e identificou que 87,5% dos lojistas esperam aumento nas vendas de até 31% até a próxima terça-feira (12). Nesse universo, 50% esperam aumento de até 20% nas vendas e 37,5% esperam incremento entre maior, entre 21 e 30% nas vendas.

Prêmio a Severiano Porto

O prêmio Global Award of Sustainable Architecture está homenageando o arquiteto e ex-professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Severiano Mário Porto com a premiação de arquitetura sustentável deste ano. Severiano Mário Porto morreu aos 90 anos, no Rio de Janeiro, vítima de Covid-19, em dezembro de 2020. Conhecido como “Arquiteto da Amazônia” e “Arquiteto da Floresta”, o arquiteto nasceu no interior de Minas Gerais, em Uberlândia, mas morou por cerca de 30 ano em Manaus.

Siga o portal ÚNICO:

Facebook: Facebook.com/portalunico.com

Instagram: portalunico

Twitter: @portalunico

Fale com a gente:

Solange Elias (EDITORA) (92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL) (92) 99167-0515

CEO: Cláudio Barboza (92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *