Praga ‘mosca-da-carambola’ tem afetado plantações de frutas na região Norte
Medida terá vigência de um ano
Brasília (ÚNICO) – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta segunda-feira (13) a Portaria nº 627 declarando estado de emergência fitossanitária no Amazonas a praga Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) e nos Estados do Amapá, Pará e Roraima. A declaração terá validade de um ano e é relativa ao risco de dispersão e os potenciais prejuízos que esta praga pode causar ao setor.
Focos próximos
Embora a praga esteja restrita aos Estados do Amapá, Pará e Roraima, o Amazonas foi incluído na portaria ministerial em função dos focos detectados em região próxima à sua fronteira com o Pará, bem como ao elevado fluxo de viajantes e produtos provenientes de Roraima.
Ações de defesa
As diretrizes e medidas a serem adotadas para o enfrentamento à situação serão indicadas brevemente em Ato do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. No entanto, algumas ações já se encontram em andamento no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa, como a delimitação da área sob quarentena no estado do Pará e a revisão dos procedimentos operacionais e do protocolo de controle atualmente instituídos para a praga, por meio da Instrução Normativa nº 28/2017.
O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e a mosca-da-carambola é a principal ameaça à manutenção dos mercados de exportação já estabelecidos e em constante expansão da fruticultura.