Médico diz que prefeitura tem feito mudanças importantes na saúde básica

🔺 Escola de Saúde da capital começou a funcionar em 2019

🔺 Arthur explica como o novo modelo foi implantado

🔺 Médicos ganham espaço para fazer especialização

Nesta semana o prefeito Arthur Virgílio Neto pôde testemunhar o depoimento de profissional que atua para levar mais qualidade de vida para o povo de Manaus, durante a entrega da UBS-N 05, localizada na comunidade Braga Mendes, Cidade de Deus, zona Norte.

✅ Médico fala sobre sistema implantado. Confira

“A Esap trouxe novos ares para a saúde no Amazonas”, disse o médico residente, Luiz Fernando que, por meio da Escola de Saúde Pública (Esap), desde novembro atua na UBS-N05. Segundo ele a formação oferecida pela escola proporciona um atendimento mais humanizado aos pacientes. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade de amadurecimento profissional e buscamos oferecer o nosso melhor para a população”, finalizou o médico.

 ✅ Projeto foi lançado em 2018

A Esap foi inaugurada em julho de 2018, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, e tem seu modelo inspirado no programa “Mais Médicos”, do governo federal, tendo como eixo estruturante a educação permanente em saúde e o trabalho como princípio educativo, possibilitando a aprendizagem significativa do SUS, por meio da imersão nos serviços de saúde. Os especializados aprendem na prática e são protagonistas no processo de aprendizado.

 “Nos inspiramos no modelo adotado em Palmas, no Tocantins, e estamos executando com maestria aqui em Manaus. Vemos pessoas engajadas, como o doutor Luiz Fernando, que somente neste tempo em que a Esap foi criada nos ajudaram a crescer 12% na cobertura da assistência básica”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Segundo Arthur, até o final deste ano, haverá uma melhora significativa no que se refere à cobertura em saúde básica, com a entrega de quatro novas Unidades Básicas de Saúde Móveis e com a revitalização de mais de 60 UBSs tipo 1. “São unidades de porte menor, que não recebem recursos do SUS, mas que ajudam as estruturas maiores. E com a revitalização que iremos promover dessas unidades tipo 1, as quais irei pedir uma atenção especial do Ministério da Saúde, serão beneficiadas 300 mil pessoas na capital”, finalizou o prefeito.

✅ Escola está credenciada na Rede Brasileira

A Esap está credenciada como membro da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, a RedEscola/Fiocruz-RJ, e integra o Projeto Nacional “RedEscola e nova formação em Saúde Pública”, para oferta do curso de especialização em Saúde Pública, com ênfase na interprofissionalidade. O objetivo é fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade, o que sempre foi uma aspiração dos servidores da Semsa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *