PRIMEIRA MÃO

Marqueteiros amazonenses entram na mira dos pré-candidatos a prefeito

Prefeitura promete retirar pintura inapropriada de pedras da Ponta Negra

Nordeste que elite despreza puxa Brasil para cima

Suframa abre nesta segunda a 1ª Jornada de Integração Regional em Rondônia

As dicas do ex-governador Samuel Hanan sobre Reforma Tributária

Braga confirma relatório final para terça

Indígenas poderão fornecer merenda escolar

Pesquisadores confirmam início da cheia no rio Solimões

Starlink domina a distribuição de internet na Amazônia

Aniversário de Manaus terá quatro shows musicais

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Marketing eleitoral

A movimentação dos bastidores registra que pré-candidatos à Prefeitura de Manaus estão em movimentos acelerados, reforçando suas equipes de assessores. Informações repassadas ao ÚNICO registram que o publicitário Renato Bagre está sendo contratado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, e o jornalista Paulo Castro está em conversas com o deputado federal Amom Mandel.

Experiências de campanha

Tanto Bagre quanto Castro são profissionais com larga experiência em campanhas políticas. Outros comunicadores, como Hiel Levy e Jefferson Coronel também estão em conversas com possíveis candidatos a prefeito de Manaus.

Pintura fora de tom

Na noite de sábado foi grande o número de postagens nas redes sociais contra uma ação da prefeitura de pintar em vermelho, uma faixa do calçadão da Ponta Negra, formado por pedras portuguesas. Nas primeiras horas de domingo, Arquitetos e Urbanistas do Amazonas divulgaram nota com essa observação: “Consideramos a intervenção inadequada e desrespeitosa com o patrimônio histórico-cultural da nossa cidade”. Durante o dia, a prefeitura informou que iria retirar a pintura.

Falta de conhecimento

A pintura realizada pela prefeitura, tinha o objetivo de demarcar uma faixa da ciclovia que se prolonga alguns quilômetros após o calçadão da Ponta Negra. Não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Há algum tempo uma estátua em bronze de um monumento na Praça 5 de Setembro (Praça da Saudade) foi pintada de dourado. Apesar das reclamações assim se mantém até os dias atuais.

Nordeste mostra potencial

Apesar dos preconceitos que sofre, o Nordeste brasileiro mostra uma face altamente positiva. A empresa Tendências Consultoria, por exemplo, divulgou que, em função de investimentos públicos e privados, o Nordeste deve ser a região do Brasil com maior crescimento econômico de 2025 a 2033. O governador de Minas, Romeu Zema, é um dos que frequentemente tentam desmerecer os nordestinos.

Suframa busca parcerias

Começa nesta segunda-feira (23) em Porto Velho, Rondônia, a 1ª Jornada de Integração Regional e Interiorização de Desenvolvimento de Rondônia. O encontro prosseguirá até amanhã (24). Meta: reunir instituições atuantes no desenvolvimento da Amazônia a fim de avançar na implantação de políticas públicas na região.

Dicas sobre Reforma Tributária

O ex-governador do Amazonas, o economista Samuel Hanan, faz algumas sugestões sobre a Reforma Tributária, como a correção obrigatória das aposentadorias pelo IPCA, tornar obrigatória a correção anual da tabela do IRPF pelo IPCA, anexar o valor dos impostos nos produtos de forma separada (impostos federais, estaduais e municipais). Hanan detalha as sugestões em artigo no www.portalunico.com.

Reta final

Sobre a reforma tributária, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto final, confirmou para amanhã a entrega do relatório da Proposta de Emenda Constitucional (PEC).

Indígenas convocados

O Governo do Estado está convocando agricultores indígenas para participar fornecer alimentos para a rede pública escolar. A ideia é incentivar a produção local e valorizar a cultura alimentar da região.O edital completo e os procedimentos para participação estão disponíveis no site da Secretaria, através do link: http://www.educacao.am.gov.br/

Início da cheia

Pesquisadores do Inpa indicam que o processo de enchente no rio Solimões já começou em Tabatinga. Monitorando a cabeceira do rio no Peru, já registraram 10 dias de subida do nível da água. A previsão é de três a quatro semanas para chegar à capital.

Starlink domina a Amazônia

Levantamento da BBC News Brasil aponta que a Starlink, empresa de internet via satélite do bilionário sul-africano/americano Elon Musk, é líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia legal, com antenas instaladas em 90% municípios da região.

Aniversário de Manaus

A comemoração dos 354 anos da capital amazonense será nesta terça-feira (24), começando com a inauguração da primeira etapa do Parque Municipal Amazonino Mendes, a partir das 17h, entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte. Logo depois, começam os shows musicais de Joelma, Tierry, Guto Lima e Wanda Guedes.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *