Marinha leva médicos ao interior do Amazonas

Moradores de cinco municípios serão atendidos

Tratamentos odontológico e cirurgia de catarata são oferecidos

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

A Marinha do Brasil (MB) está na calha do rio Solimões, levando equipes médicas para atendimentos médicos, oftalmológicos e odontológicos a cinco municípios do interior do Amazonas.

As equipes de saúde partiram de Manaus a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, chegando ao município de Tonantins (AM)m onde foram realizados 676 procedimentos odontológicos no Navio e distribuídos 90 kits odontológicos, além de 11 exames de mamografia realizados a bordo.

Transporte de pessoal e equipamentos

Nesta semana, o projeto atende os municípios de Jutaí, Fonte Boa, Uarini e Alvarães. Nesta ação, a Marinha do Brasil presta apoio de forma logística no transporte de pessoal, equipamentos e insumos. O projeto realizará, ao longo de seis dias, cerca de 170 cirurgias, informou o Capitão de Corveta Wallace Felipe de Paiva Santos, Comandante do NAsH.

Consultório odontológico no interior do navio da Marinha

Atendimentos

Além de exames médicos de rotina, a população terá acesso a cirurgias para tratamento de catarata, problema que afeta a saúde ocular, por meio do projeto Oftalmologia Humanitária 2024, uma parceria entre a Marinha, a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), de Manaus e organizações parceiras.

A ação conta ainda com a participação de profissionais da Fundação Piedade Cohen, do Instituto da Visão, da Universidade Federal do Amazonas, e da Universidade Federal de São Paulo. Uma triagem prévia é realizada nas localidades, para otimizar o atendimento da população e definir o público prioritário para os procedimentos.

Com informações da Marinha do Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *