Mais de 100 mil pessoas na capital deixaram de tomar a primeira dose
Nomes e localização dos estabelecimentos serão anunciados ainda hoje
O número de 100 mil pessoas não vacinadas contra a Covid-19 em Manaus e mais de 500 mil que não completaram o ciclo com a segunda dose em todo o Estado, estão levando as autoridades sanitárias a adotarem iniciativas inéditas, como a anunciada hoje (11) pelo governador Wilson Lima (PSC) de que na próxima quinta e sexta-feiras (13 e 14) haverá pontos de imunização nos supermercados da capital.
A nova estratégia é uma parceria com a Prefeitura de Manaus e visa avançar na imunização e fazer frente ao aumento de casos da Covid-19, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado.
Lista sai ainda hoje
Os nomes dos supermercados que farão parte da campanha serão divulgados nas próximas horas. Dez estabelecimentos já aderiram à ação. Os pontos de vacinação estarão abertos a partir das 9h e funcionarão até 20h. As equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Prefeitura de Manaus estarão nos locais para aplicar os imunizantes.
Ômicron vai se espalhar
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, disse que o Amazonas ainda não apresenta a transmissão comunitária da nova variante Ômicron, mas alertou que isso deve ocorrer nos próximos dias. Ele destacou que a população precisa fazer sua parte para evitar um aumento rápido do número de casos. Há 22 casos confirmados da nova variante.
“Nós vimos aí quatro ou cinco festas clandestinas serem fechadas, ninguém de máscara. Então a sociedade também precisa fazer a sua parte, cumprir as normas sanitárias, porque a transmissão ocorre na sociedade”, disse o secretário.